Durante toda sua vida, Padre Pio de Pietrelcina, sofreu, em todo o corpo, 5 Estigmas que correspondem exatamente as 5 feridas que Jesus sofreu quando crucificado.
Apesar de ter sofrido por muitos anos com esses contínuos sangramentos, ele nunca apresentou sinais de anemia e conta-se que Padre Pio tinha o poder da bilocação, ou seja, podia estar em dois lugares ao mesmo tempo, e era clarividente, podia prever o futuro.
Um oficial do exército contou um fato que aconteceu durante a segunda guerra mundial quando estava encurralado e no meio do fogo inimigo e do nada apareceu um frade que lhe ordenou de sair do lugar onde estava escondido, instintivamente o soldado foi em direção ao frade, enquanto uma granada explodia no local onde ele estava pouco antes.
Osmogênese: Uma das características do Padre Pio era a osmogênese, que é a capacidade de emanar ou fazer sentir, mesmo à distância, aromas particulares.
No caso dele era um cheiro forte de flores, muitas vezes lírios, violetas ou rosas com os quais Padre Pio manifestava a sua presença.
Entre 5 e 7 de agosto de 1918 experimenta o fenômeno da transverberação: Padre Pio de Pietrelcina foi atingido pelo dardo místico do anjo.
Trata-se de uma experiência que acontece na alma que vem invadida completamente pelo amor divino e a dor provocada não é corporal, mas é espiritual.
Somente em Santa Teresa, São Francisco de Assis e Padre Pio a transverberação teve efeitos também corporais.
No dia 20 de setembro do mesmo lhe apareceu “um personagem misterioso” com as mãos e pés ensanguentados e um lado perfurado por uma lança ….
…no final da visão também as mãos, os pés e o lado do Padre Pio estavam perfurados e ensanguentados.
De 1919 a 1920, por ordem dos superiores, Padre Pio foi visitado, para examinar os estigmas, por três luminares da medicina da época: os professores Romanelli e Bignami e o Dr. Festa.
No seu relatório final o Dr. Giorgio Festa afirmou o seguinte: “os ferimentos que Padre Pio apresenta e a hemorragia que emerge deles têm uma origem que nosso conhecimento, a ciência humana, está longe de poder explicar”.
A partir daí a fama do Santo se espalhou por toda a Itália.
Centenas de pessoas chegavam de muitos lugares para conhecê-lo e se confessar com ele.
Passava de 14 a 16 horas por dia, para lavar os pecados e trazer almas de volta a Deus.
Muitos diziam que Padre Pio o Santo dos Estigmas sabia dos seus pecados, mesmo antes deles confessarem.
Mas agora o santo iniciou a sofrer mal-entendidos e calúnias e teve que se submeter a inspeções canônicas infames e a Igreja chega a proibir ao Padre de celebrar as missas de 1931 até 1933.
O frade, que se declara “filho da obediência”, aguentou tudo com extrema paciência e uma vez que foi absolvido das acusações difamatórias se restabeleceu em seu ministério sacerdotal.