O Teatro de uma das mais incríveis lendas italianas que vou te contar hoje é o Castelo de San Pietro.
Localizado no município Cerro, na província de Piacenza, o castelo foi construído em 1460 por Bartolomeo Barattieri cuja família manteve a propriedade até 1993.
Hoje, o Castelo pertence à família Spaggiari, e após importantes restaurações, reabriu aos visitantes.
Como todos os castelos sua história é envolta em fantásticos e apaixonantes contos.
Agata, garota extremamente linda, é a protagonista de uma das lendas mais românticas e trágicas que ocorreu séculos atrás no Castelo de San Pietro em Cerro.
A menina, que trabalhava como empregada doméstica a serviço dos soberanos, acabou se apaixonando pelo escudeiro do castelo.
O jovem, cujo nome continua sendo um mistério, também se apaixonou por Agata.
Os dois jovens, que estavam vivendo uma maravilhosa história de amor, decidiram realizar o sonho de casar e criar uma família.
Mas é, (in)justamente, quando parece que o sonho do casal vai se realizar que alguém entra em cena destruindo as vidas dos dois jovens.
Aconteceu que um poderoso Nobre, que também fazia tempo que estava de olho na linda Agata, depois de souber que a menina iria casar o escudeiro do castelo ficou com ciúme e usando o seu poder de decidir a vida dos outros, impediu o casamento e unilateralmente decidiu que a partir daquele momento a garota pertencia a ele.
O jovem escudeiro, ferido no orgulho e desesperado pelo acontecimento jurou que iria se vingar.
Os dias passavam, mas a raiva do escudeiro só aumentava, tudo que ele queria era matar o nobre e voltar a estar com a sua amada Agata.
Para cumprir a sua vingança, elaborou um plano para entrar na residência do nobre e mata-lo.
Durante uma noite, aproveitando da escuridão, conseguiu evitar que os guardas do nobre os viessem e silenciosamente chegou até o quarto onde ele dormia.
Entrou e sem fazer barulho algum sacou a sua faca e golpeou no peito o nobre.
Mas ele não morreu na hora, conseguiu soltar uns gritos que alertaram os guardas.
O escudeiro não desistiu e deu a facada final bem no coração dele…e foi quando o nobre deu o ultimo respiro que o jovem largou a faca.
Agora só precisava sair do local do crime, correr para libertar a Agata e fugir junto com ela para um lugar longe e seguro.
Quando estava saindo do quarto reparou que os guardas já estavam subindo pelas escadas assim a única saída era tentar sair pela janela, subir no telhado e aproveitando da escuridão conseguir escapar.
Mas infelizmente quando abriu a janela viu já estava completamente cercado e teve que se render.
O escudeiro, preso em flagrante, foi para cadeia acusado de ter assassinado o nobre.
Após um rápido julgamento, foi condenado e enforcado na Praça Cittadella em Piacenza em 1514.
Na mesma hora que ele deu seu último respiro, Agata, triste e desesperada, decidiu pôr o fim a sua vida e se juntar ao seu amado.
Abriu a janela da torre do castelo onde estava de reféns e se jogou.
Boatos contam que o “eternamente apaixonado” fantasma de Agata ainda vive dentro do castelo.
Ainda hoje tem gente que afirma que em recorrência do dia da morte do jovem casal, dentro do castelo é possível avistar o fantasma de Agata chorando desesperadamente.
Agora se você viajar para Itália aproveita para visitar o lindo castelo de San Pietro in Cerro e caso ouvir alguém chorando já sabe que pode ser o fantasma da Agata.