Talvez você já deve se ter perguntado quem foi o “gênio” que inventou esse delicioso prato!
Bom, pesquisas revelam que algo muito parecido com a lasanha (do latim laganum) já existia na época do Império Romano.
Basicamente, naqueles tempos, a massa era preparada misturando farinha de trigo cozida no fogo, em seguidas era cortada em folhas quadradas e por último era recheada com carnes, queijo e legumes.
A primeira receita da lasanha a ser registrada foi no início do século XIV no Liber de Coquina, O Livro de Culinária, um dos mais antigos textos de receitas medievais considerado o primeiro livro da literatura gastronômica italiana.
Em 1863, o pesquisador Francesco Zambrini, após ter descoberto umas receitas de lasanha, publicou, em Bolonha, “O Livro da Cozinha do Século XIV”
Nesse livro, pela primeira vez, que apareceu a massa colocada em tiras e em várias camadas recheadas, praticamente, igual a versão atual.
Até aqui a receita da lasanha ainda não levava molho e o uso do tomate apareceu pela primeira vez em 1881 em um outro livro de receitas, “Il Principe dei Cuochi”.
O sucesso e a autoria da Lasanha à Bolonhesa, com a massa verde, são finalmente reconhecidos por Paolo Monelli em seu livro “Il Ghiottone errante” publicado em 1935.
Hoje é considerada um verdadeiro patrimônio gastronômico italiano e, como em todos os pratos tradicionais, existem muitas receitas e variações de lasanha à bolonhesa.
Em 2003, a Accademia Italiana della Cucina, uma espécie de sociedade gastronômica, após uma análise cuidadosa, depositou na Câmara de Comércio de Bolonha aquela que pode ser definida a receita original.
Mas quais as especificações para ter a denominação de receita original?
Continua lendo para descobrir os ingredientes (para 6 pessoas) da verdadeira lasanha à bolonhesa.