A partir de uma importante descoberta arqueológica do Instituto de Geologia e Geofísica da Academia de Ciências de Pequim, que a imprensa científica internacional enfatizou, os chineses se atribuem a invenção do espaguete.
Durante as escavações do sitio arqueológico de Laija, localizado no noroeste da China perto do rio amarelo, foi encontrado um recipiente, soterrado sob diversas camadas de argila, que continha um alimento, feito com milho, em forma de fio cilíndrico.
Tratava-se claramente de um precursor do espaguete e as fotos foram publicadas pela prestigiosa revista britânica Nature.
Outra versão conta que o espaguete nasceu no século VI AC no oeste da Ásia, mais precisamente no vale do Indo, que corresponde aproximadamente ao atual território do Paquistão.
As sobras das massas eram exsicadas e destinadas para alimentar os escravos.
Parece que o filho do sultão de Bahawalpur durante uma vistoria nas cozinhas deu de cara com esse macarrão fino e rígido que estava de pé em processo de exsicamento.
Aí ele disse que os espaguetes, que até esse momento nem tinham um nome, pareciam soldadinhos e os chamou de “Sipahee”, um termo que significava “soldados”.
Em pouco tempo o espaguete deixou de ser um alimento destinado apenas aos escravos e se espalhou na Asia e na índia tanto que o prato aparece em um baixo-relevo do mosteiro budista de Kapilavastu, ao lado Buda.
Marco Polo veio fortalecer essas versões que atribuem a invenção do espaguete aos países asiáticos.
De acordo com uma famosa crença, o explorador veneziano levou o alimento na Itália quando retornou da sua viagem na China em 1295 e descreveu no livro “il Milione” tudo o que havia descoberto na sua longa viagem.
Mas outros estudos demostram que o espaguete, naquela época chamado Itrjia, entrou na Europa por conta da dominação árabe na Sicília.
Ou seja, mais de um século antes dos fatos narrados pelo explorador, já era encontrado na Itália e mais precisamente em Trabia, uma pequena cidade do município de Palermo.
A Sicília ficou sendo a “pátria” desse macarrão, até ser substituída por Nápoles, já no século XVIII.
Complicou né rsss
Mas a verdade é que o espaguete, feito de milho e soja, pois na China ainda não tinha o trigo, foi produzido pela primeira vez na China.
Os árabes iniciaram a produzi-lo com a farinha de trigo introduzindo o processo de exsicamento e no sul da Itália, onde as condições climáticas eram ideais para a secagem, foi aperfeiçoado todo o procedimento.
E foi justamente em Nápoles que nasceram as primeiras fabricas de espaguete que, no final do século 18, rapidamente se espalharam por todo o país, aperfeiçoando o produto e criando a tradição que conhecemos hoje.