Uma viagem para Itália, descobrindo aldeias maravilhosas onde o tempo parece ter parado, natureza silenciosa, picos imponentes para escalar ou praticar esportes invernais. Castelos e fortalezas, lagoas e costas únicas no mundo. Esse é o Abruzzo
Não é por acaso que a CNN a definiu como o destino mais “hot” da Itália
21 Lugares Maravilhosos do Abruzzo para visitar na sua viagem para Itália
1-Parque Nacional de Abruzzo, Lazio e Molise
Vamos iniciar a nossa viagem para Itália conhocendo o Parque Nacional de Abruzzo. Nascido em 1922, é o mais antigo parque nacional italiano. Ambiente natural de rara beleza, atrai mais de um milhão de visitantes todos os anos.
Além do urso (Orso Bruno Marsicano), que é o símbolo do parque, há lobos, a camurça, conhecida como Cabra-montesa, o cervo, o lince, a raposa, o javali, o texugo, a doninha e o esquilo do sul.
Entre as aves, além da águia, merecem destaque o urubu, o falcão, a coruja, o grifo e o muito raro pica-pau de dorso branco.
2- Parque Nacional Gran do Sasso
Nessa Viagem para Itália, não podia faltar o Parque Nacional do Gran Sasso do Abruzzo. Nascido em 1991, o parque cobre uma área de aproximadamente 141 341 hectares em um terreno predominantemente montanhoso, incluindo o maciço Gran Sasso d’Italia.
A cordilheira Gran Sasso d’Italia possui mais de 20 picos com mais de 2000 metros de altura. A maior, o Corno Grande , mede 2912 metros.
O parque é atravessado por uma densa rede de trilhas que podem ser feitas a pés, de bicicleta ou, melhor ainda, a cavalo. Há numerosos centros para visitantes e museus temáticos do parque. Aqui a natureza é selvagem e incontaminada.
Continuando a sua viagem para Itália, descobrindo mais lugares do Abruzzo
3- Rocca Calascio
Rocca Calascio, uma fortaleza a 1.464 metros de altitude que pode ser alcançada seguindo um caminho composto por ruas estreitas. Aqui pode experimentar a emoção de uma paisagem medieval.
É o local onde foram ambientados vários filmes, entre os mais famosos: Lady Hawke e O Nome da rosa (1986) com Sean Connery.
4- Grutas de Stiffe
No município de San Demetrio ne ‘Vestini, na província de L’Aquila, não deixe de visitar as Grutas de Stiffe, um complexo de cavernas cársticas.
Um mundo subterrâneo espetacular feito de lagos, águas, rochas, estalactites e estalagmites que você pode descobrir atravessando um caminho no coração da terra.
As cavernas têm mais de 1 000 metros de comprimento, ainda não totalmente exploradas e parcialmente abertas ao público.
O ambiente mantém uma temperatura de apenas 10 ° C, constante ao longo do ano. Aproveite a sua viagem para Itália para descobrir esse lugar único.
5-Lago di Scanno
No Abruzzo, há uma lagoa em forma de coração, é o lago de Scanno, uma das maravilhas da natureza nascida de um deslizamento de terra.
Está localizado na parte sudoeste do vale de Sagitário e é um paraíso primitivo. Não deixe de visitar a cidade de Scanno, incluída na lista das mais belas aldeias da Itália.
6-Villalago
Não muito longe do Lago di Scanno, não deixe de visitar a vila de Villalago, no vale do Sagitário; aqui todos os anos você pode admirar o presépio subaquático no lago.
É o ponto de partida perfeito para descobrir as espetaculares Gole del Sagitário, uma maravilhosa área natural protegida, que abrange cerca de 400 hectares, criada em 1997.
Viagem para Itália, a CNN apaixionada pelo Abruzzo
7-Cocullo
Na cidade de Cocullo, todo primeiro de maio, acontece a tradicional festa das cobras, por ocasião das comemorações de San Domenico, padroeiro da cidade.
Nos dias anteriores à festa, os habitantes da cidade procuram cobras na paisagem circundante para usá-las durante a procissão.
A Festa dei Serpari é um evento emocionante que termina liberando as cobras exatamente onde foram capturadas dias antes pelos habitantes de Cocullo.
Isso é muito importante porque talvez nem todos saibam que as cobras são animais extremamente territoriais, que não se movem mais do que alguns quilômetros na vida toda.
8-Alba Fucens
Ao pé do Monte Velino não perca uma visita aos restos da antiga cidade romana, Alba Fucens, uma joia arqueológica ainda a ser explorada. Notáveis são de fato os restos que surgiram após as escavações iniciadas em 1949 e que recomeçaram recentemente.
9-Calanchi di Atri
Nessa viagem para Itália não pode faltar uma visita aos Calanchi de Atri. Na província de Teramo, há um lugar que parece pertencer a outro planeta, são os Calanchi de Atri.
A Reserva Natural Regional de Atri é um oásis do WWF, uma área natural protegida.
Arquiteturas naturais originadas pela erosão do solo argiloso, causado pela dessecação contínua e pelo fluxo de água da chuva não contaminada dando vida a um cenário único no mundo.
10- Capo d’Acqua
O lago de Capo d’Acqua é uma bacia artificial, nascida após a construção de uma barragem no curso do rio Tirino, que literalmente engoliu dois moinhos medievais e uma fábrica de tintas (ainda visível na superfície). Aqui Você poderá participar de uma imersão entre os moinhos submersos.
Viagem para Itália, Abruzzo terra de lugares imperdíveis
11-Gole di Celano
Se você gosta de trilhas e caminhadas, não perca a trilha que o levará à descoberta das Gole de Celano, um dos mais bonitos canyon da Itália, você pode passear entre os altos muros rochosos, passando por fontes naturais e pelas ruínas de um antigo mosteiro.
Um canyon realmente espetacular e selvagem.
12-Basilica di Collemaggio
Em L’Aquila, não deixe de visitar a Basílica de Collemaggio, antigo local de culto, que preserva dentro de seus muros uma peça muito importante da história italiana e que acaba de reabrir ao público após as obras pós-terremoto.
É um dos maiores exemplos arquitetônicos de Abruzzo e fica fora dos muros da cidade.
13- Fortaleza de Civitella del Tronto
Na província de Teramo, durante a sua viajem na Itália, visite a Fortaleza de Civitella del Tronto, uma imensa instalação defensiva que domina a vila de Civitella.
É uma das maiores e mais importantes obras de engenharia militar da Europa, caracterizada por uma forma elíptica com uma extensão de 25.000 metros quadrados e um comprimento superior a 500 m.
Depois de 1861, a Fortaleza foi abandonada, saqueada e demolida. Hoje pode ser visitada, graças a uma importante intervenção de restauração
Viagem para Itália, Abruzzo, uma Experiência Incrível
14- Roccaraso
O primeiro lugar para esquiar em Abruzzo é, sem dúvida, Roccaraso (L’Aquila), estação de esqui histórica desde a década de 1920 (aqui as primeiras pistas de esqui em 1929, aqui o segundo teleférico depois de Cortina d’Ampezzo). sugerido entre os melhores lugares da Itália também pela Forbes.
Continue a viajem na Itália sem esquecer de Ovindoli, a casa do snowboard, com seu parque de neve a mais de 2000 metros e Campo Felice estação preferida pelos amantes da mesa e do freestyle.
15-Transiberiana da Italia
Uma das coisas mais bonitas a fazer no inverno, no Abruzzo, é pegar o trem transiberiano d’Italia.
O histórico trem dos anos 20 que vai de Sulmona até Isernia através de parques nacionais e reservas estaduais, passando por paisagens naturais incríveis como pequenas aldeias de montanha cobertas de neve e vistas de tirar o fôlego
Você aqui viajara a bordo de carruagens construídas na época de 1920-1930. Na estação Rivisondoli-Pescocostanzo, a linha excede 1.200 metros acima do nível do mar, o que a torna a segunda mais alta da Itália depois do Brennero.
Realmente esse e’ uma experiência incrível para fazer ao menos uma vez na vida.
16- Civitella Messer Raimondo
Se você gosta de esportes aquáticos e, especialmente, Rafting, não pode deixar de visitar Civitella Messer Raimondo, uma pequena cidade de apenas 814 habitantes.
17- A Fonte do Vinho
Imagine caminhar quilômetros antes de chegar ao seu destino, na chuva ou sob o sol e em um determinado momento encontrar uma fonte da qual o flui vinho.
Poderia ser uma miragem, mas não é! Existe realmente.
Na Villa Caldari, uma aldeia de Ortona, há uma fonte onde o vinho flui em vez de água. É a primeira fonte na Itália a distribuir vinho ininterruptamente e foi feita para refrescar os peregrinos ao longo do Caminho de San Tommaso.
Está localizada na propriedade de uma vinícola e foi inaugurada em outubro de 2016, um monumento ao vinho Montepulciano d’Abruzzo. A fonte foi construída dentro de um barril antigo e o princípio é deixar o peregrino ou visitante entrar no barril e fazê-lo “sentir vinho”.
Viagem para Itália, Abruzzo, território incontaminado
18- Parque Aventura da Majella
Na sua viagem para Itália se você estiver com crianças, não perca o Parque Aventuras da Majella em Guardiagrele. Aqui você encontrará mais de 250 jogos suspensos entre as árvores.
Você pode andar em passarelas, pontes tibetanas e túneis tiroleses. Existem inúmeras atividades projetadas para as menores, como oficinas criativas na floresta. O maior parque acrobático da Itália.
19-Vale de Navelli
Um dos vales mais sugestivos das montanhas de Abruzzo, o coração medieval da região, cercada por aldeias de pedra, castelos e igrejas antigas.
Assim, entramos em um dos lugares montanhosos menos conhecidos, mas mais interessantes da região, o Piana di Navelli representa uma área única devido ao seu território incontaminado e à riqueza de aldeias antigas guardiãs de preciosas maravilhas artísticas.
20- Calanchi de Atri
Não perca uma visita ao Calanchi di Atri, um oásis do WWF um lugar muito especial e extremamente interessante. A área abrange cerca de 380 hectares e apresenta uma das formas mais fascinantes da paisagem montanhosa do Adriático.
Após a visita, perca-se nas ruas estreitas de Atri, conhecida como a cidade de alcaçuz, aqui você pode comprar em quantidades na histórica “Bottega della Liquirizia”
21- Costa dei Trabocchi
Uma das coisas que não pode deixar de visitar na sua viagem para Italia é a Costa dei Trabocchi, que se caracteriza pela presença de antigas construções usadas para pesca, as palafitas, chamadas de Trabocchi.
Depois de serem abandonadas por muito tempo, elas voltaram ao centro das atenções, também graças a uma lei editada em 1994, que promove sua recuperação, considerando-os um importante patrimônio cultural e ambiental, verdadeiras obras de arte.
Graças a essa lei, muitos trabocchi, em estado de decadência, foram recuperados tornando-se um grande motivo de atração turística.
Sua arquitetura primitiva, as redes antigas, as ferramentas de trabalho contam histórias de épocas distantes e emanam um fascínio de outros tempos, o que acende a imaginação e estimula a curiosidade de todos aqueles que se aproximam ao misterioso mundo dos trabocchi.
Eles são considerados os guardiões da costa do Abruzzo.
A Costa do Abruzzo
Nessa viagem para Italia não podemos como não mencionar a costa dessa região.
É como se Abruzzo estivesse dividido em dois no Adriático, acima e abaixo de Pescara.
A região norte, a da provincia de Teramo, tem largas praias de areia, costa regular, águas rasas e bem equipadas, também adequadas para crianças, enquanto a região sul, tem falésias irregulares, praias de seixos, com promontórios e enseadas mais selvagens.
A costa de Abruzzo é rica e variada, você encontrará praias para todos os tipos de gostos.
Como Chegar no Abruzzo
Chegando de avião na Itália, em Roma, no Aeroporto de Fiumicino, a melhor opção, a mais rápida, para ir no abruzzo e’ sem dúvida aquela de alugar um carro.
Para chegar, ate’ a cidade de pescara, na costa do mar adriático, são 240 km com um tempo estimado em 2 h e meia, lembre-se que deverá pagar o pedágio que custa aproximadamente 40euros.
Para quem não quer dirigir, tem a opção de ir de trem ou ônibus de Roma até Pescara e que são ótimas alternativas ao carro.
Espero tenha gostado desse meu artigo, deixa o teu comentario e compartilhe com seus amigos. Continua me acompanhando, todas as semanas escrevo um novo artigo onde te contarei algo sobre a Italia
Grande abraço, Francesco
Leave a Comment