Boa tarde Silvano, aqui é o Francesco do Blog italiatua, seja bem-vindo e muito obrigado por essa oportunidade de bater um papo com você e por dar a possibilidade aos nossos leitores de descobrirem quem é Silvano Formentin.
P: Onde nasceu?
R: Eu nasci em Criciúma, estado de Santa Catarina.
P: Como foi a tua infância?
R: Minha infância foi muito boa, de uma família humilde, mas feliz. Eu era uma criança como qualquer outra, adorava brincar nas árvores, brincar com os amigos, nadar no rio e principalmente dormir na casa das minhas avós. Não chamo ela de vó, nunca, apenas de nonna. kkk
P: O que te inspirou a ser um professor de italiano?
R: Eu sempre gostei de ensinar, desde criança eu gostava de brincar com minha irmã de escolinha. Meus pais nos deram um quadro de presente, desses que se escreve com giz, o famoso quadro negro que, na verdade, é verde.
Eu, obviamente era o professor e minha irmã, junto com uma amiguinha, era a aluna.
Enfim, em tudo o que eu fiz, eu sempre gostei de ser a pessoa que gosta de compartilhar o que sabe.
Especificamente com a língua italiana o início se deu a convite de dois amigos meus que queriam ir para a Itália reconhecer a cidadania italiana.
Eles me convidaram e eu aceitei a nobre tarefa. Minha preocupação na época era não ensinar de forma tradicional, com gramática pesada e cansativa, mas sim da mesma forma que eu aprendi, com frases que se usa no dia a dia e treinando muito a fala e o ouvido.
Como eu sabia que muita gente ia para a Itália sem saber nada de italiano, comecei a usar as redes sociais para fazer aulas gratuitas e assim ajudar essas pessoas, e também gerar a consciência da importância de saber o idioma em suas viagens em busca da cidadania e/ou a trabalho.
Depois de ajudar os meus dois amigos, outros alunos foram aparecendo, pessoas da minha cidade que também iriam viajar. Então eu acabei abrindo duas turmas gratuitas, uma na minha cidade e outra na cidade vizinha. Nessas duas turmas eu cheguei a ter mais de 70 alunos.
Infelizmente, devido a pandemia, o projeto está parado, mas quando for possível eu pretendo reiniciar aqui onde moro atualmente.