Você já ouviu falar que o vinagre balsâmico é mais...
O amor dos italianos pelo pão é algo que encanta qualquer pessoa que vai viajar para Itália.
É incrível como esse alimento tão simples pode ser tão importante na cultura italiana.
Se você for visitar a Itália ficará maravilhado com a variedade de pães que podem ser encontrados em cada padaria ou mercado.
Desde o clássico pão italiano, com sua casca crocante e miolo macio, até o famoso pão de focaccia, com seus deliciosos temperos de alecrim e sal grosso.
Mas o que mais pode impressionar é a forma como os italianos valorizam o pão em sua alimentação.
É comum ver pessoas comprando pão fresco todas as manhãs, logo cedo, nas padarias locais que valorizam a qualidade dos ingredientes e a técnica da fabricação e isso torna este alimento ainda mais saboroso e nutritivo.
O pão é um elemento fundamental na culinária italiana, também é utilizado em muitos pratos típicos como acompanhamento, tipo a bruschetta, servido para absorver os molhos e temperos das refeições.
Mesmo sendo um alimento simples, mas que é valorizado e apreciado de forma única pelos italianos, é uma verdadeira explosão de sabores em cada mordida
Afinal, quem vai resistir a um pão quentinho, cheiroso e crocante e recém-saído do forno?
Sabia que existem cerca de 300 variedades de pão Italiano?
Sim, isso mesmo
Pode parecer até incrível, mas na Itália existem trezentos tipos de pães diferentes.
Cada região da Itália, ou até cada cidade, tem sua receita típica.
A União Europeia premiou com prestigiosos reconhecimentos oito tipos diferentes de pão Italiano.
Quer saber mais sobre essas 8 maravilhas da gastronomia italiana?
Então fica aqui comigo, nesse artigo vai conhece-los todos.
Mas antes disso tem uma grande pergunta:
é verdade que os Italianos pararam de comer pão?
Os Italianos, e com razão, sempre foram vistos como grandes comilões de pão, tanto que, na mesa de uma família italiana nunca falta a clássica cesta cheia de fatias desse alimento. Bom, atualmente, esse hábito alimentar está mudando.
Não vai acreditar!!
Nos últimos dez anos o consumo de pão italiano caiu pela metade.
Os dados foram levantados pela Coldiretti (Confederação Nacional dos Cultivadores Diretos) que, apos um estudo, afirma que cada italiano consome diariamente cerca de 85 gramas de pão.
Números irrisórios se comparado à quantidade de pão que os italianos consumiam até o 1861, ano de unificação do país, que era cerca de 1,1 kg por pessoa, ao dia. Isso mesmo, muita coisa né!
Claro que durante o período de guerra, o pão era um alimento precioso e muitas vezes, um pedaço, era a refeição diária de uma família inteira.
Durante às duas grandes guerras mundiais, quem vivia no campo e possuía um forno a lenha era considerado um privilegiado tendo maiores possibilidades de não sofrer a fome.
Provavelmente por esse motivo, na Itália, o pão é tão amado, respeitado e reaproveitado sempre que possível, e se for mesmo necessário jogá-lo fora, muitos italianos, como da antiga tradição, costumam beijá-lo antes de depositá-lo no lixo.
Que louco né, mas eu também, quando era criança, fazia isso.
Independentemente dos números e das estatísticas, o pão é um alimento que nunca falta nas casas dos italianos e não há restaurante que não o inclua entre os itens considerados indispensáveis.
Aprenda Italiano em Apenas 5 Meses
Curso Online Intensivo para Todas as Idades
Do Zero a Fluência!
Curso Vitalício e com Equipe de Suporte aos Alunos
Como já vimos acima, na Itália existem cerca de 300 variedades de pães e que 8 deles ganharam prestigiosos reconhecimentos da União Europeia, os selos Dop E Igp.
Os selos DOP (Denominação de Origem Protegida) e IGP (Indicação Geográfica Protegida) foram criados pela União Europeia em 1992, com o objetivo de proteger a autenticidade de certos produtos agrícolas e gêneros alimentícios de mau uso e imitação.
O sistema ajuda os consumidores, fornecendo muitas informações e garantindo a qualidade dos produtos.
Bora conhecer, um a um, os 8 prestigiosos pães italianos?
Programa de Reeducação Alimentar Ajuda Mais de 75.000 Pessoas em 7 Países nos Últimos 2 Anos que Precisavam Reduzir Drasticamente Suas GORDURAS CORPORAIS em poucos dias
E Você Quer Emagrecer Em Poucos Dias?
Altamura é uma cidade italiana da região da Apúlia, província de Bari, com cerca de 70mil habitantes.
Joia gastronômica italiana, sabor único e textura leve, zero açúcar e nada de gordura, esse pão italiano é preparado há seculos e só em Altamura você encontra o autêntico.
No passado, o pão era assado em fornos comunitários e para diferenciá-lo, cada família usava uma espécie de carimbo com as suas iniciais.
Considerado o mais famoso da Itália, este delicioso pão é feito com sêmola de grano duro e fermentação natural.
É redondo, achatado e pesa 500g, sua crosta espessa (mínimo 3 mm), áspera e sua altura é irregular.
Pão de antiga tradição, nasce da rivalidade histórica entre Florença e a República de Pisa.
No século XII, os florentinos decidiram renunciar ao sal por causa dos impostos que eram obrigados a pagar por essa mercadoria. Motivo pelo qual esse pão italiano, até hoje, é preparado sem sal.
O pão toscano de levitação natural é obtido com farinha de trigo-mole do tipo “0”, fermento natural e água, sem aditivos ou outros coadjuvantes. Uma vez obtida a farinha, são acrescentadas a massa ácida e água.
Crosta crocante e interno macio, forma retangular, redonda ou oval pesa geralmente 500 gramas.
Graças à levitação com massa ácida pode durar até 7 dias.
A Pagnotta del Dittaino, o famoso pão siciliano, conta uma longa tradição ligada à produção de trigo-duro nos arredores da cidade de Enna.
A área delimitada para a produção do pão Dittaino inclui 19 municípios entre as províncias de Enna e Catânia.
É comercializado na sua forma tradicional redonda, com um peso entre 500 gramas e 1 kg, ou como pão fatiado.
Sua crosta, com 3 a 4 mm de espessura, é de consistência média.
O miolo é amarelo-claro, finamente alveolado, compacto e uniforme, com grande elasticidade.
A umidade do produto não supera o 38% e as suas características sensoriais, como aroma, sabor e leveza, são conservadas durante 5 dias a contar da data de produção.
Esse pão italiano, típico da cidade de Ferrrara, o “casal ferrarês” é conhecido também como ciopa, ciupeta o pane ferrarese, é um produto muito saboroso.
Suas origens remontam ao ano 1536 durante o Ducato do Este, importante dinastia europeia.
É caracterizado por uma forma particular, com dois croissants de pão torcidos e unidos, a côdea é fina e crocante, miolo macio e compacto.
Para degusta-lo, em toda a sua fragrância, o ideal seria comê-lo no mesmo dia de sua produção, mas, graças à presença da banha, consegue manter sua friabilidade por vários dias.
Perfeito para acompanhar frios, especialmente como aperitivo envolto em uma fatia de presunto cru.
Aprenda mais de 500 receitas Testadas e Aprovadas, todas Sem Glúten e Sem Açúcar para todas as Refeições do seu dia!
Desenvolvidas para proporcionar uma alimentação equilibrada, saborosa e prática, visando manter a saúde e o equilíbrio hormonal do seu corpo
O Pão caseiro de Genzano, cidade na província de Roma, é produzido há mais de trezentos anos, foi o primeiro na Europa a ganhar o selo I.G.P. (Indicação Geográfica Protegida),
Feito com farinha de trigo-mole, água, fermento natural e sal.
Deve o seu delicioso sabor à qualidade dos ingredientes utilizados, em especial os cereais, a água e, como os habitantes de Genzano costumam dizer, ao ar puro da cidade.
Crocante por fora e muito leve por dentro, a casca marrom-escura é muito importante porque protege o miolo macio por muitos dias.
Matera, cidade da região da Basilicata, eleita Capital Europeia da Cultura em 2019, é conhecida não só pelas suas belezas panorâmicas e arquitetônicas, mas também pela sua excelente tradição culinária.
O Pão de Matera, é produzido exclusivamente com farinha de trigo-duro.
Suas características são a forma típica de “croissant” ou “pão alto”, peso de 1 ou 2 kg uma crosta marrom de pelos menos 3 mm de espessura, o miolo de cor amarelo palha, com furos de 2 – 3 mm.
A umidade do produto não supera o 33% e a conservação varia de uma semana até 9 dias.
Aprenda Italiano em Apenas 5 Meses
Curso Online Intensivo para Todas as Idades
Do Zero a Fluência!
Curso Vitalício e com Equipe de Suporte aos Alunos
A Piadina Romagnola, outro tipo de pão italiano, típico da região da Emília-Romanha, ganhou o selo IGP em 2014
Sua origem remonta a época dos antigos romanos, que teriam aprendido a fazê-la no Oriente Médio.
A normativa estabelece a obrigatoriedade desses ingredientes: 1 kg de farinha de trigo-mole, água, sal igual ou inferior a 25 gramas, banha e azeite extra virgem.
A piadina Romanhola tem dois tamanhos, a menor com diâmetro 15 – 25 cm e espessura de 4–8 mm e a maior, chamada alla Riminese, com diâmetro de 23 a 30 cm, espessura de até 3 mm, caracterizada por grandes bolhas na superfície
.
Atualmente é considerada como um delicioso acompanhamento de vários pratos, podendo inclusive ser servida como um lanche recheado de presunto e mussarela ou doce recheada com nutella.
Acelere seu emagrecimento sem passar fome! 🧐
Não adianta só fazer academia ou dietas restritivas: aprenda do zero a cozinhar pratos saudáveis, práticos e nutritivos, que vão te ajudar a perder peso! 😋
E o melhor: com ingredientes simples, sem gastar muito e com muito sabor! 😉
➡️ Clique em SAIBA MAIS e se inscreva agora no Você Chef em 24h!
Por último o Panforte (pão forte) de Siena.
Também conhecido como panpepato (pão apimentado), nasceu nessa cidade da região da Toscana, por volta do ano 1200 e obteve a certificação de Indicação Geográfica Protegida em maio de 2013.
Esse pão italiano, diferente e delicioso, é um típico doce de Natal, que contém amêndoas, avelãs e frutas cristalizadas, além da cobertura polvilhada com açúcar de confeiteiro.
A sua variante negra distingue-se pela presença do melão cristalizado, pelo uso de açúcar como substituto do mel e pela adição de pimenta.
Os habitantes da cidade de Siena gostam tanto deste pão que lhe arranjaram mesmo um Santo protetor: San Lorenzo, considerado o padroeiro dessa especialidade e comemorado no dia 10 de agosto.
Bom, chegamos ao fim do artigo,
Espero que tenha gostado dessa nossa viagem gastronômica no mundo do pão italiano, compartilha este artigo com teus amigos e aproveita para ler outros artigos sobre a Itália que vou deixar aqui abaixo
Você já ouviu falar que o vinagre balsâmico é mais...
Afinal, quem nunca ouviu falar dos encantos irresistíveis dos Homens...
Descubra os segredos de como as mulheres italianas cultivam sua...
Quer aprender, passo a passo, a preparar as melhores receitas de Macarrão italiano?
Quer aprender todos os segredos e as técnicas utilizadas pelos melhores chefes de cozinha italianos?
Quer surpreender teus familiares e amigos com deliciosos pratos do verdadeiro macarrão italiano deliciosamente al dente e soltinho?
QUERO SIM!!
Clica Aqui e conheça o Ebook com as melhores receitas de macarrão italiano
Aprenda mais de 500 receitas Testadas e Aprovadas, todas Sem Glúten e Sem Açúcar para todas as Refeições do seu dia!
Desenvolvidas para proporcionar uma alimentação equilibrada, saborosa e prática, visando manter a saúde e o equilíbrio hormonal do seu corpo
Já pensou em ganhar dinheiro com a pizza?
Aprenda a fazer mais de 46 sabores de PIZZAS LUCRATIVAS, Todas
Receitas que você vai CONSEGUIR VENDER TODOS OS DIAS
e finalmente irá conquistar rapidamente uma boa renda-extra
Todos os direitos reservados para italiatua.com.br - whatsapp (21) 983803706