O tiramisu, especialidade italiana, é uma das sobremesas mais populares do mundo, mas poucas pessoas conhecem a sua verdadeira origem.
Você sabia que Tiramisu é a quinta palavra da culinária italiana mais conhecida no mundo e a primeira das sobremesas?
Descubra a verdadeira história
É a mais famosa sobremesa italiana, uma verdadeira apoteose de sabores e cremosidade, mas você já se perguntou por que é chamada assim? De onde veio o seu nome?
Bom, parece que o nome se deve ao seu alto valor energético, mas também há quem afirma que foi originalmente pensado em uma chave mais libertina, referindo-se aos seus supostos efeitos afrodisíacos.
As Origens do Tiramisu
O tiramisù nasceu em Treviso na segunda metade do século XVIII / XIX.
Uma das lendas relata que essa sobremesa teria sido criada por uma brilhante “maitresse” de uma casa de prazer localizada no centro histórico de Treviso.
Parece que a dona do estabelecimento teria inventado este doce, revigorante e afrodisíaco, para oferecê-lo aos seus clientes para resolver os problemas relacionados aos deveres conjugais no momento do retorno em casa.
Assim que nasceu o Tiramisù, o “Viagra natural” dos anos 800.
A sua preparação simples e a composição dos ingredientes, todos nutritivos e com alto teor calórico como ovos, açúcar, biscoitos, mascarpone, café e cacau, apoiam esta hipótese.
Uma onda de preconceito popular ocultou, essa que parece ser, a verdadeira origem do Tiramisu.
De fato ele não é lembrado nos livros até a queda do conformismo ocorrido na segunda metade dos anos 1900.
Tradição Popular
Outra hipótese sobre a sua origem é que parece derivar de uma tradição popular das famílias de agricultores de Treviso de dar aos doentes e crianças o “sbatudiun”, uma mistura de gema de ovo batida com açúcar, à qual foi sucessivamente acrescentado o mascarpone.
A versão mais acreditada da origem do tiramisù conta que foi criado, no restaurante Le Beccherie localizado na cidade de Treviso, pelo próprio dono (Aldo Campeol) junto com sua esposa e o chefe da cozinha.
Como muitas das as grandes invenções nascem quase por casualidade, o tiramisù foi o resultado de um acidente que ocorreu durante a preparação de um sorvete de baunilha.
O chefe colocou um pouco de queijo mascarpone em uma tigela com ovos e açúcar e, depois de notar o sabor agradável da mistura, contou à esposa do dono restaurante que com essa base poderiam criar um novo tipo de sobremesa.
Os dois, aos poucos, foram aperfeiçoando a receita acrescentando biscoitos embebidos de café e polvilhando no topo com cacau e a chamaram de tiramisu.
A sobremesa foi adicionada ao cardápio em 1972, mas, infelizmente, nunca foi patenteada pelo dono do restaurante Ado Campeol.
Desde 2017 o tiramisu é incluído na lista dos produtos agroalimentares tradicionais (PAT) da região do Friuli Venezia Giulia.
Tiramisu: Um sucesso Global
Mesmo sem possuir origens antigas como outros famosos produtos italianos, é sem dúvida mais um símbolo da culinária italiana e hoje é uma das dez palavras italianas mais conhecidas no mundo.
Qual é o motivo de tanto sucesso? Iginio Massari, fundador da Academia de Pasteleiros Italianos, explicou no seu livro “Tiramisu” que, fundamentalmente, essa sobremesa sempre existiu.
Antes de enviar as crianças para a escola ou se alguém saía do hospital e estava um pouco fraco, a mãe batia uma gema de ovo com açúcar dizendo: “coma, isso te levantará”. a famosa frase “mangia che ti fa bene” No norte, se adicionava um pouco de café, no sul uma gota de Marsala.
Dia de comemoração ao Tiramisu
De 31 de janeiro até 02 de fevereiro, em Roma ,tem um festival dedicado exclusivamente ao tiramisu.
Em Treviso o dia da comemoração acontece no mês de outubro e, na mesma cidade, tem ate’ uma edição da copa do mundo desta deliciosa sobremesa.
O maior tiramisù do mundo foi realizado em Milao. 273,5 metros de comprimento, foram utilizados 50 mil biscoitos champanhe, 500 kg de mascarpone, 300 litros de café, 65 kg de açúcar, 60 kg de clara de ovo e 70 kg de gema, 65 kg de cacau amargo para conseguir esse recorde.
Agora Mão na Massa
Descubra como é fácil e rápido fazer um tiramisu perfeito.
Aqui está a receita clássica, com os ingredientes e o preparo.
Ingredientes (para 4 pessoas)
- 500 gr. de Mascarpone
- 300 gr. de Biscoitos Champanhe
- 150 gr. de Açúcar
- 6 ovos bem frescos
- 4 Colheres de Licor Marsala
- 4 Chiçaras de café expresso longo
- Cacau em pó
O Preparo
- Prepare os cafés e deixe esfriar
- Lave cuidadosamente as cascas dos ovos, separe as claras das gemas em duas tigelas diferentes
- Misture as gemas com o açúcar e bata até que fiquem brancas espumosas e leves
- Adicione o Marsala, depois o mascarpone e misture para obter um creme homogêneo
- A pasteurização dos ovos. Se você não tiver certeza de que os ovos são muito frescos, prossiga com a pasteurização: bata as gemas, o açúcar e o marsala e aqueça o creme em banho-maria até 82 °. Uma vez que o creme tenha esfriado, ele pode ser adicionado ao mascarpone. Dessa forma, você evitará os riscos associados à ingestão de ovos crus.
- Despeje o café frio em uma tigela grande (30×30 cm. h 4-5 cm)
- Ensope os biscoitos por 1 segundo de cada lado, evitando que fiquem muito molhados, depois coloque-os no fundo de uma assadeira retangular, lado a lado sem deixar espaços vazios
- Cubra os biscoitos com 1/3 do creme e repita as mesmas operações para fazer outras duas camadas iguais
- Deixe esfriar na geladeira por uma hora e, ao servir, polvilhe generosamente a superfície com cacau.
Espero tenha gostado deste artigo, deixa o teu comentário, compartilhe com teus amigos e curta a minha fan page: fb.me/italiatua.com.br
Receitas maravilhosas que traz toda tradicao italiana,um artigo maravilhoso,uma verdadeira viagem dos sonhos.parabens italiatua pela delicia de doce.