As músicas Italianas, letras simples, tocantes e românticas, mágicas harmonias que fizeram sonhar milhões de pessoas no mundo inteiro.
Vamos conhecer um pouco mais alguns dos maiores artistas que com suas músicas Italianas marcaram uma época. Várias delas já ganharam versões brasileiras e viraram grandes sucessos.
Mina
Nasceu em Busto Arsizio em 25 de março de 1940, é considerada, por sua voz inconfundível, a maior interprete das músicas italianas.
Sua carreira começou no final dos anos cinquenta e continua até hoje. No cenário internacional recebeu a aclamação de artistas como Frank Sinatra, Louis Armstrong, Michael Jackson, Celine Dion, Barbra Streisand, Aretha Franklin, Luciano Pavarotti.
Ela decidiu se aposentar no final de 1978. Durante sua carreira gravou mais de 1000 canções e vendeu mais de 150 milhões de discos.
Ouça uma das cancões mais lindas de Mina. (Titulo: E Poi)
Iva Zaniccchi
A cantora nasceu na província de Reggio Emilia em 18 de janeiro de 1940.
Detentora de um recorde excepcional no panorama das músicas italianas: ela é a única mulher que venceu o Festival de Sanremo por três vezes.
Sua primeira vitória aconteceu em 1967, com a musica “Non pensare a me”. Em 1969, ganhou a competição pela segunda vez com a música “Zingara” que ainda hoje é considerada seu símbolo.
Em 1974 sua terceira vitória com a música “Ciao cara come stai?”. Assista ao video abaixo e ouça a inesquecível “Zingara” de Iva Zanicchi.
Gigliola Cinquetti
Nasceu em Verona em 20 de dezembro de 1947. Com seu timbre inigualável, aos 16 anos já venceu o Festival de San Remo com a canção “Non ho l’età”.
Essa vitória levou-a à sua participação no Festival Eurovisão da canção interpretando a mesma canção, obtendo uma nova grande vitória. Em 1966 gravou a música “Dio, Come Ti Amo!” (de Domenico Modugno), que fez tanto sucesso que a levou para o cinema, para participar do filme homônimo.
Laura Pausini
Nasceu em Solarolo, Emilia-Romagna, Itália, em 16 de maio de 1974.
Iniciou sua carreira profissional em 1993, após ter vencido o Festival de San Remo na categoria “Novos Talentos”, com a música “La Solitudine”.
É considerada a interprete das músicas italianas mais popular dos dias atuais, com maior número de prêmios recebidos.
Em 23 anos de carreira ultrapassou a marca de 70 milhões de cópias vendidas, certificando-a como uma das artistas mais reconhecidas e queridas do mundo da música.
Assista ao video cantando a música “La Solitudine” no Festival de San Remo em 1993.
Eros Ramazzotti
Nasceu em Roma em 28 de Outubro de 1963. O sucesso na Itália vem em 1984 quando Eros vence o Festival de San Remo, na categoria “Novos Talentos”.
Em 1985 lança seu primeiro álbum: Cuori Agiati. No ano seguinte Ramazzotti começa a despontar ao cenário internacional e conquista mais uma vez o Festival de San Remo.
Em 1995 ele grava ‘Dove C’ è Musica’ e recebe o prêmio MTV Awards como melhor cantor europeu.
Em 20 anos de carreira Eros Ramazzoti já vendeu mais de 30 milhões de discos. Assista ao video e ouça a linda música “Siamo”
Adriano Celentano
Nasceu em Milão em 6 de janeiro de 1938. Cantor, compositor, comediante, ator, diretor de cinema fortemente influenciado por seu ídolo Elvis Presley e da revolução rock de 1950.
Durante os últimos 40 anos, ele manteve sua popularidade em Itália, vendendo milhões de discos e aparecendo em inúmeros programas de TV e filmes.
Sua canção mais famosa é “Azzurro”, com letra de Paolo Conte, lançado em 1968. o cantor vendeu 200 milhões de discos . Ouça Adriano Celentano cantando a musica “Soli”
Luciano Pavarotti
Nasceu em Modena, Itália, no dia 12 de outubro de 1935. Começou sua carreira como tenor em pequenas casas de ópera.
Em 1961 fez sua estreia no papel de Rodolfo, na ópera La Bohème, de Giacomo Puccini, no Teatro Municipale, em Reggio Emilia, na Itália. Em 1963 estreou na Ópera Estatal de Viena, com o mesmo espetáculo.
Ainda em 1963 atingiu o estrelato ao interpretar Rodolfo numa montagem de La Bohème no Covent Garden, em Londres.
Pavarotti deu à ópera uma visibilidade sem precedentes. Gravou versões celebradas de óperas famosas Pavarotti esteve ainda à frente de concertos filantrópicos ao lado de roqueiros como Elton John, Sting e Bono Vox.
No Brasil, em 1998, o tenor se apresentou ao lado de Roberto Carlos em Porto Alegre, quando cantaram juntos “O Sole Mio” e “Ave Maria”.
Entre seus projetos-solos e as diversas parcerias, Luciano Pavarotti vendeu 70 milhões de discos. Faleceu em Modena, na Itália, no dia 6 de setembro de 2007.
Andrea Bocelli
Andrea Bocelli nasceu em setembro 22 1958 Lajatico, em Itália. Ele ficou cego com a idade de 12 anos, devido ao glaucoma crônico agravadas pela diabetes.
Ele vai em uma escola especial para aprender braille onde a beleza da sua voz permite-lhe para se tornar um solista no coro da instituição.
Em 1992, o cantor italiano Zucchero convidou-o a participar na sua turnê europeia para interpretar o dueto da canção “Miserere”, originalmente gravada por Luciano Pavarotti.
A popularidade de Bocelli aumentou com as suas participações nos concertos anuais de caridade de Pavarotti, onde teve oportunidade cantar com diversos artistas.
Em 1994, venceu o Festival de San Remo com o tema “Il Mare Calmo Della Sera”, O ano de 2001 trouxe-lhe a marca de 40 milhões de discos vendidos, aos quais se juntaram as vendas do álbum seguinte Cieli di Toscana. Este disco vendeu mais de um milhão de cópias durante o ano.
Domenico Modugno
Nasceu em Polignano a Mare em 9 de Janeiro de 1928 Foi um dos mais importantes cantores italianos do século XX.
Em 1958 venceu o famoso Festival de San Remo com a canção Nel blu dipinto di blu, conhecida vulgarmente como “Volare”. Esta canção tornou-se um marco da música italiana da época, sendo conhecida em todo o mundo. Domenico tornou-se o protagonista mundial dos espetáculos teatrais, filmes e programas de televisão.
Em 1959, pela segunda vez, venceu o Festival de San Remo com Piove – Ciao Ciao Bambina e em 1962, com a música Addio Addio venceu pela terceira vez o maior evento da música Italiana.
Nos anos 80 por problemas de saúde, Domenico Modugno abandonou a carreira artística e faleceu em 6 de Agosto de 1994.
Rita Pavone
Nasceu em 23 de agosto de 1945, em Torino. Vivaz, irriquieta, grandes olhos, mãos expressivas, excelentes pulmões e com voz potente começou sua carreira como cantora em 1962 e, pouco tempo depois, torna-se um sucesso mundial, fazendo também exitosas turnês em países da América Latina.
Lança vários singles em seguida, como La partita di pallone, Alla mia età, Come te non c’è nessuno, Datemi un martello, Che m’importa del mondo, Cuore, Viva la pappa, Il geghegè e Fortissimo, atingindo o topo das paradas.Depois de uma vida de concertos em várias partes do mundo.
Em 2006 abandona definitivamente os palcos, cantando pela última vez em público.
Peppino di Capri
Nome artístico de Giuseppe Faiella, nasceu em Capri em 27 de julho de 1939. O cantor italiano iniciou sua carreira no começo dos anos 60. Vencedor dos festivais de San Remo de 1973 e 1976.
Venceu também o Festival de Napoli em 1970. O cantor alcança o sucesso internacional, inclusive no Brasil, com as famosas canções Roberta e Champagne.
Sergio Endrigo
Nasceu em 15 de junho de 1933. Seu sucesso em território nacional, nos anos 60 e 70, deve-se muito ao fato de ele pertencer ao grupo de intérpretes populares das músicas Italianas, que estavam em alta na época, como Domenico Modugno, Gianni Morandi e Peppino di Capri. Sérgio ficou famoso por aproximar a música brasileira da italiana.
Além de Roberto Carlos, ele tocou com outros artistas, como Chico Buarque, Vinícius de Moraes, Vendeu, até 1969, mais de 1 milhão de cópias de discos, um verdadeiro recorde para a época,
Nos ultimos anos de vida,estava tentando escrever sua auto biografia, mas não teve tempo de concluí-la, devido ao câncer no pulmão que interrompeu sua vida em 7 de setembro de 2005.
Gianni Morandi
Nasceu na cidade de Monghidoro em 11 de dezembro de 1944.
Começou muito cedo na música, excelente cantor e musicista ficou famoso internacionalmente com a musica “era um garoto que como eu amava os beatles e os rolling stones” que se espalhou no mundo inteiro tornando-se o maior símbolo de protesto contra a Guerra do Vietnan.
Carismático e atencioso com seus fãs, atuou como ator em diversos filmes e continua fazendo muito sucesso com seus shows.
Pino Daniele
Um músico que mistura ritmos tradicionais da músicas Italianas ao rock, blues, jazz e soul.
Pino Daniele é um músico, compositor, instrumentista e intérprete italiano. Nasce em Nápoles em 19 de março de 1955. A tradição musical e cultural napolitana influenciou fortemente a sua música conferindo-as o preciso caráter de fusão entre tradição e modernidade.
O grande sucesso acontece em 1980 com o disco “NERO A METÀ” Um blues latino com uma linha melódica tipicamente mediterrânea. Em 19 de setembro de 1981, se apresentou para mais de 200 mil pessoas em uma apresentação na praça do Plebiscito.
Daniele também se apresentou em diversos países, abrindo shows de Bob Marley e participando de diversos festivais de música em Cuba, Canadá e Paris. entre as suas musicas mais conhecidas temos
“E Po’ Che Fa'” lançada em 1982. No Brasil, sua versão em português é a famosa música gravada por Marisa Monte “Bem Que Se Quis”. A versão em português foi criada por Nelson Motta, em 1989. Faleceu em Roma em 4 de janeiro de 2015.
Espero tenha gostado deste artigo, deixa o teu comentário, compartilhe com teus amigos e curta a minha fan page: fb.me/italiatua.com.br
Amei este artigo de coração, fez com que eu voltasse no tempo de criança vendo meu pai ouvindo as mais belas músicas..Sou muito grata a vc meu amigo Francesco por me fazer sonhar.
Parabéns por mais uma maravilha..
Amei este artigo de coração, fez com que eu voltasse no tempo de criança vendo meu pai ouvindo as mais belas músicas..Sou muito grata a vc meu amigo Francesco..