Quantas vezes preparamos o macarrão italiano?
Muitos pensam que conhecem tudo para servir um macarrão italiano perfeito, mas na hora de servi-lo o resultado e’ ruim.
Vou te mostrar, como nunca mais errar, logo aqui’ abaixo os 13 segredos do preparo desse prato celebrado mundialmente no dia 25 de outubro.
N.1: Macarrão Italiano 100%
- Prefira sempre um macarrão de sêmola de trigo-duro 100% italianos. Para quem gosta, a massa de trigo integral é uma excelente opção em quanto rica em fibras e minerais.
N.2: A quantidade de água certa
- Para cada 100 gramas de macarrão, 1 litro de água fervente, que deve estar em ebulição constante, reforçando que a chama do fogo deveria estar sempre alta para evitar que o glúten presente na massa a deixe “pegajosa”.
N.3: O Macarrão Italiano nada de Óleo na água
- Importante: Nada de óleo na água! Vai formar uma película em volta do macarrão e o molho não ira aderir.
4: A Panela para o Macarrão Italiano
- Selecione a panela com base na quantidade de água necessária e no tamanho da massa sempre lembrando que para 100 gramas de macarrão precisa de 1 litro de água. (500 gramas de macarrão=5 litros de água)
5: Como Usar a Tampa na Panela
- A panela deve ser coberta com a tampa enquanto a água estiver fervendo: dessa maneira, ela ferverá primeiro. Ao jogar o macarrão, lembre-se de remover a tampa: a panela deve ser mantida descoberta.
6: Sal Grosso na água
- O Sal deve ser adicionado apena quando a água ferver e não antes. A dose geral recomendada de sal é de 7g por 100g de macarrão.
7: Chama Estavel
- Não abaixar a chama. A massa deve continuar fervendo estavelmente e não deve perder a fervura. Além disso, a chama deve permanecer sob o fundo da panela e não atingir as bordas.
8: Mexer o Macarrão Italiano durante o cozimento
- A massa deve ser mexida com frequência durante o cozimento para evitar que grude.
N.9:O Macarrão Italiano e o Tempo de Cozimento
- Respeitar sempre o Tempo de Cozimento indicado na embalagem, e quando estiver perto do tempo indicado experimente a textura para evitar que ainda esteja dura e que não fique mole.
N.10: Como coar o Macarrão Italiano
- É aconselhável escorrer o macarrão usando uma escumadeira assim massa é despejada diretamente no molho: dessa forma, uma parte da água do cozimento é unida ao molho e permite evitar exageros nas doses de óleo.
N.11: O Molho para o Macarrão Italiano
- O molho deve ser escolhido de acordo com o formato do macarrão e deve ser salteado antes de servir. Para o Macarrão longo escolha molhos líquidos e cremosos, para macarrão curto e médio escolha molhos encorpados.
N.12: Como Colocar o Queijo no Macarrão Italiano
- Se Você gosta de acrescentar queijo, o adicione apenas no final, com a chama apagada e só depois de misturar a macarrão com o molho!
Segredo N.13: Travessa para Macarrão Italiano
- Antes de servir o macarrão em uma travessa, aqueça o recipiente no micro-ondas ou no forno para impedir que a massa esfrie muito rapidamente.
Descubra aqui a Historia do Espaguete
Por último o meu “Segredo” mais valioso que vou compartilhar com você. Cozinhar é uma arte e, como todas as artes, requer método e regras, mas também exige muita paixão dedicação e criatividade e em primeiro lugar divirta-se! Porque cozinhar também é um jogo, talvez ouça sua música preferida e beba um bom copo de vinho.
Se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos e deixe o seu comentário.
Leave a Comment