Leonardo da Vinci, um dos maiores gênios da história da humanidade, era um pintor que utilizou seu talento e genialidade nos campos da medicina, física, arquitetura e engenharia.
Leonardo da Vinci nasceu em 15 de abril de 1452, em Vila de Vinci, na Tuscania, Itália. Daqui veio o seu sobrenome Da Vinci.
Seus pais não eram casados, e ele acabou sendo educado pela sua madrasta e avó.
Passou a sua juventude em Florença para depois se mudar para Milão, Roma e, por último, na França. Quando jovem, muitos consideravam-no dono de uma incomparável beleza física, cabelos louros, nariz aquilino e olhos azuis.
Leonardo da Vinci morreu em 2 de maio de 1519, aos 67 anos, em Cloux, na França.
Leonardo da Vinci, gênio e artista completo
Seu talento ia muito além de suas obras de arte, foi uma das figuras mais importantes do Renascimento, movimento artístico, científico e cultural ocorrido na Europa entre os séculos XIV, XV e XVI.
“A última ceia” e “Mona Lisa”. estão entre suas obras mais famosas e conhecidas.
Ele realizou inúmeros estudos em diversas áreas, como arquitetura, escultura, matemática, engenharia civil, e anatomia humana. O artista registrava tudo em seus cadernos e algumas anotações eram escritas utilizando códigos ou de trás para frente.
Leonardo da Vinci era literalmente fascinado pela natureza, e tudo que a envolvia. Ele afirmava que um grande artista também deveria ser um grande cientista para poder compreender e descrever a natureza.
Muito curioso, gostava de investigar vários acontecimentos como, por exemplo, o funcionamento dos moinhos e os voos dos pássaros. Leonardo da Vinci foi o responsável por um grande número de invenções que depois de muitos anos e alguns ajustes tomaram forma.
Foi sua, em 1498, a primeira tentativa de construir uma máquina voadora para os homens. Entres as demais invenções estão um modelo de paraquedas, asa-delta, escavadeiras, tanques blindados, robô, aparelho para mergulho submarino.
As Suas Curiosidades
Enorme a sua curiosidade pela anatomia humana e sua funcionalidade. Leonardo da Vinci passava noites inteiras em hospitais para conhecer o funcionamento do corpo humano.
A sua famosa obra “O Homem Vitruviano”, de 1492, expõe o traçado e as proporções do corpo humano em perfeito equilíbrio. Expressa a beleza humana com as posições dos braços e das pernas como quatro posturas diferenciadas inscritas num círculo, onde o umbigo é o centro da figura.
Tudo está medido e dividido matematicamente com extrema precisão. Segundo a Filosofia a figura mostra muito mais que as proporções perfeitas, a figura humana está totalmente integrada com às figuras geométricas, demonstrando a relação do homem com o universo, em equilíbrio e com total integração.
As Obras de Leonardo Da Vinci
Leonardo da Vinci foi criador de técnicas, que nunca tinham sido utilizadas,, por isso ele transformou o mundo das artes.
O artista, nas suas pinturas, aperfeiçoou o uso do sombreamento (sfumato) e, na escultura, fez uso da perspectiva para modelar objetos em superfícies bidimensionais e até tridimensionais.
Foi um dos primeiros italianos a usar a técnica de óleo sobre tela. Criou mais de 30 obras, mas nem todas foram concluídas como “A adoração dos magos ”, “São Jerônimo no deserto” e a “Batalha de Anghiari”. Após sua morte vários desenhos, esboços e páginas de notas foram reencontradas.
A Última Ceia
Pintura sobre parede realizada por Leonardo da Vinci entre 1494 e 1497 no refeitório do Convento de Santa Maria Delle Grazie, em Milão, Itália, é, sem dúvida, uma das obras mais famosas do mundo e das mais conhecidas do artista, uma das mais estudadas e copiadas de todos os tempos.
A pintura mede 4,60 por 8,80 metros e representa o momento bíblico em que Cristo compartilha sua última refeição com os discípulos. Segundo os estudiosos, o instante retratado pela pintura é aquele em que Cristo afirmava que “um de vós me há-de trair” e os discípulos estarão perguntando “Sou eu, Senhor?”
Essa teoria fundamenta-se na agitação dos apóstolos na pintura através de gestos dramáticos e expressões demonstram apreensão e inquietação. Em contraste com os discípulos, Cristo apresenta uma atitude passiva, apontando com uma mão para o pão e com a outra para o cálice de vinho.
Esta pintura é uma composição equilibrada e rigorosa, onde os gestos têm uma grande importância, é através deles que são transmitidas as emoções e a narrativa é construída.
Esta importância do gesto na construção da narrativa pictórica para Leonardo ficou registrada em um dos seus livros de apontamentos onde ele afirma que o objetivo principal da pintura é retratar “a intenção da alma humana” através dos gestos e os movimentos dos membros.
A obra sofreu muitas intervenções, sobreviveu aos bombardeamentos da segunda guerra mundial, por isso podemos considerar quase um milagre que ainda hoje seja possível contemplá-la.
Mona Lisa
é um quadro feito por da Vinci, entre os anos 1503 e 1506 e, com certeza, está entre os mais famosos do mundo. Trata-se de uma pintura em óleo sobre madeira de álamo feita utilizando a técnica do “sfumato”.
Apesar das suas dimensões bem reduzidas (77 cm x 53 cm), esta obra, que representa uma mulher misteriosa, se tornou, ao longo dos séculos, o retrato mais famoso da História da Arte ocidental, sendo facilmente reconhecida até por aqueles que não conhecem ou apreciam pintura.
Seu impacto na História da Arte foi incomensurável, influenciando largamente os retratos que foram pintados depois de Leonardo. A imagem está presente no cinema, na literatura, música, moda, graffiti, etc. Atualmente a obra esta exposta no Museu do Louvre, em Paris, França.
Espero tenha gostado deste artigo, deixa o teu comentário, compartilhe com teus amigos e curta a minha fan page: fb.me/italiatua.com.br
Artigo esplêndido, magnífico vc poder viajar na história e adquirir conhecimento.Mais uma vez fui surpreendida professor…Parabens vc é show.