Como Fazer um Macarrão Italiano Perfeito, al dente e soltinho

veja como fazer um macarrão perfeito?

Quer saber como fazer um macarrão italiano perfeito?

Quer descobrir os segredos e as técnicas para prepara-lo como os melhores restaurantes italianos, ou, talvez, igual aquela inesquecível primeira vez que você comeu na Itália?

Então, parabens, está no lugar certo, continua lendo até o fim, com esse conteúdo, eu, italiano, “doente” por esse prato, vou te revelar tudo que você deve fazer para preparar um macarrão italiano perfeito.

E nada de complicar, depois desse pratico e aplicável passo a passo, você, será capaz de surpreender a tua família, amigos e namorado/a, com um delicioso prato de macarrão italiano, mas se prepara, tenho certeza que irão te pedir o bis (risos).

Veja o que vou te revelar a partir desse momento:

  • O macarrão engorda?
  • Tipos de macarrão, qual escolher?
  • Como fazer o macarrão al dente
  • Como fazer o macarrão ficar soltinho
  • Como fazer um macarrão italiano perfeito, passo a passo
  • Tipo de molhos

O Macarrão Engorda?

Como fazer um macarrão perfeito

Eu, como a maioria dos italianos, como o macarrão todos os dias, e, se você pertence àquele grupo de pessoas que acreditam que esse prato engorda, mas, durante o dia, come miojo ou um monte de besteiras, saiba que é exatamente essa prática, pouco saudável, que faz engordar.

Estudos demostram que o macarrão não faz engordar e se você consumi-lo, dentro de uma dieta saudável, nem chega a atrapalhar o emagrecimento.

Associado com bons alimentos, como tomate, azeite, cebola e alho, e, se consumido em proporções adequadas, o macarrão, não causa o tchu tchu da balança! 

O grande erro é considera-lo como prato único, repetições e exagero irão com toda certeza afetar o teu peso ideal.

A quantidade certa a ser consumida é de 80 gramas, é bom combinar com uma porção de legumes, um peixe ou uma carne e uma fruta.

Agora que já sabe como pode come-lo, sem se preocupar com a forma física, vamos descobrir como fazer um macarrão italiano perfeito.

Tipos de Macarrão, qual Escolher?

Tipos de Macarrão, qual Escolher?

Cada Italiano consome, em média, 28 kg de macarrão por ano, isso significa que, dividindo por 365, os italianos comem 76 gramas por dia.

Sim, e’ verdade na Itália se come esse prato todos os dias, e, pelo menos uma vez por dia.

Mas qual tipo de macarrão os italianos preferem?

Uma pesquisa revela que o espaguete, com 30% da preferência dos italianos é o campeão, no segundo lugar, com 28% das preferências, temos o penne, a seguir rigatoni e parafuso.

Acredito que espaguete, penne e parafuso, dispensam apresentações, ja que são bem conhecidos aqui no Brasil, o rigatoni, o nome pode parecer um pouco estranho, e, para quem não sabe, é parecido com um tubo bem curto.

Para preparar um macarrão italiano perfeito o ideal é escolher uma massa de trigo-duro, de preferência importada da Itália, que, hoje, nos mercados brasileiros, é bem fácil de se encontrar.

Mas, como eu gosto de experimentar coisas novas, testei algumas marcas brasileiras, mais baratas das importadas, e, na minha opinião, e pelo meu paladar bastante exigente quando se trata de fazer um macarrão perfeito, rs, fiquei positivamente surpreendido com o resultado que obtive com a Renata Superiore Grano Duro.

Testei o espaguete, penne, parafuso e borboleta (gravatinha), todos ficaram perfeitamente al dente e sem perder a fragrância.

Como fazer um Macarrão al dente?

Como fazer um macarrão al dente?

Os chefes de cozinha definem “al dente” como o ponto de cozimento em que a massa fica macia por fora, mas ainda um pouco dura por dentro, ou seja, a massa está cozida, mas ainda assim, bem firme.

Se pressionada entre o dedo polegar e o indicador, a massa al dente não quebra facilmente. Um macarrão totalmente cozido pode ser quebrado mais facilmente.

Para cozinhar o famoso macarrão “al dente” não precisa seguir as instruções das imbalagens, você terá que provar a massa, em intervalos regulares, para saber quando está no ponto certo de cozimento.

Começa a experimentar o macarrão após 6 ou 7 minutos de cozimento. Neste ponto, ainda deve estar parcialmente duro. Lembre-se de soprar na massa para esfria*la antes de mordê-la.

Continua provando a massa a cada 30 – 60 segundos.

Lembrando que a massa al dente apresenta uma textura firme e não dura.

Encontrar o momento perfeito exigirá um pouco de prática, mas com o tempo você será capaz de preparar um prato de massa al dente como se fosse um verdadeiro chef de cozinha! 

Você sabia que a massa “al dente” é considerada mais digerível daquela mais cozida, não causa o aparecimento de picos glicémicos após o seu consumo e evita que as propriedades nutricionais do alimento se dispersem na água?

Como fazer o Macarrão ficar soltinho?

Como fazer o Macarrão ficar soltinho?

Por favor, nada de colocar azeite, óleo ou manteiga na água, para deixar o macarrão soltinho não deve fazer nada além de seguir as 4 minhas orientações abaixo. 

O grande segredo está na quantidade de água, no tamanho da panela, no sal e obviamente no tempo de cozimento.

  1.  Aguá: a quantidade de água é um dos fatores para que a massa não grude, a medida miníma é de 1 litro a cada 100 gramas de macarrão, se for mais que isso é ate melhor, mas, lembre-se, que se for menos, da dosagem indicada, vai grudar.
  2. Panela: a panela também tem um papel importante na hora de cozinhar o macarrão, ideal que seja grande e com a borda alta.
  3. Sal: o sal , além de dar sabor ao macarrão, também impede que fique pegajoso e grudento. A dose recomendada é de 7gramas por 100g de macarrão e deve ser adicionado somente quando a água estiver fervendo. 
  4. Por último, somente quando a água estiver borbulhando continuamente, adicione o macarrão e mexa, por alguns segundos.

Durante o cozimento mexa de vez em quando, isso evita que o macarrão grude no fundo da panela.

Não enxágue o macarrão depois de cozido, isso é errado porque elimina o amido extra, liberado no cozimento.

Mas, caso você pretenda usar o macarrão em uma salada pode lavá-lo, com água fria, depois de escorre-lo.

Como fazer um macarrão italiano perfeito, passo a passo

 passo a passo

Bom, depois da parte teórica chegou finalmente a hora de colocar as mãos na massa, vamos preparar juntos o nosso prato de macarrão. 3…2…1…bora!

  • Numa panela grande, e, com as bordas altas, coloca 2 litros de água para ferver.
  • Quando a água estiver fervendo adiciona 14 gramas de sal e mexe com uma colher.
  • Depois ter colocado o sal, e a água estiver borbulhando, joga 200 gramas de macarrão na panela, e mexa, por alguns segundos.
  • Após 6 ou 7 minutos de cozimento, comece a provar o macarrão continuando a experimentar a textura a cada 30 – 60 segundos.
  • Quando o macarrão estiver na textura certa, retire-o do fogo, escorra e despeje-o diretamente no molho.

Tipo de molhos

Os tipos de molhos

Para fazer o macarrão italiano perfeito, obviamente, para completar o prato, precisamos de algum tipo de molho, o ideal é prepara-lo antes de colocar a água para ferver.

Aconselho usar uma frigideira antiaderente bem grande para depois poder saltear, por 1 minuto, a fogo baixo, o macarrão no molho.

Escolha o tipo de molho que mais te agrada, podendo seguir as receitas tradicionais desde as mais rápidas e fáceis de fazer, como um simples tomate com manjericão, um alho azeite e pimenta, manteiga sálvia e queijo ralado, ao pesto, um carbonara, puttanesca ou all’amatriciana.

Agora que aprendeu os segredos de como fazer um macarrão italiano perfeito, soltinho e al dente, só falta ir para cozinha e aplicar tudo que compartilhei com você, e, caso na primeira vez o resultado não seja espetacular, não te desesperar, rapidinho vai acertar a mão, e como te falei no início do artigo, você irá surpreender família, amigos e namorado/a, então se prepara, que irão te pedir o bis.

Depois me conta como foi o resultado tá! Aguardo o teu comentário, compartilha com teus amigos, até à próxima, abraço Francesco.

(Leia também o artigo Espaguete, entre Historia e Set Cinematográfico) Clica Aqui

Compartilhe

Leave a Comment