Cafe’ Expresso, nesse artigo, além da história, serão revelados os seus 5 sentidos.
Degustar um café expresso significa apreciá-lo: a princípio, basta cheirá-lo, depois beber e finalmente ouvir a “música” que deixa em nosso paladar. Quanto mais seguimos essas dicas, mais gostamos do prazer e descobriremos os 5 sentidos.
Origem do café expresso
O café expresso tem sua origem na Itália, onde a grafia é espresso. Porém, se expandiu e hoje é normal encontrá-lo em todo o planeta. Foi criado e desenvolvido no início do século XX, e sua invenção é atribuída ao milanês Luigi Bezzera, em 1901.
Em 1902, Desiderio Pavoni comercializa a primeira máquina vertical com fogão a gás, um produto em bronze cromado que imediatamente se torna um objeto de design para os cafés que a utilizam.
No entanto, o termo espresso surgiria apenas por volta de 1946, com a grande venda das máquinas do inventor Achille Gaggia e a popularização deste processo de preparo do café.
Conhecendo um Cafe’ Expresso Italiano
O Café Expresso é a única forma de extrair a essência, fragrância e o aroma mais ocultos no grão de café e de mantê-los sob a espuma.
A espuma, ou creme, é a principal característica visível do expresso. Deve ser espessa, com a cor avelã avermelhada, com estrias claro-escuras.
A espuma do cafe’ expresso é decisiva na proteção contra a perda de compostos voláteis responsáveis pelo sabor e aroma, e, também, para ajudar a conservar a temperatura do café na xícara.
Mas ao Final o Que É o Café Expresso?
O cafe’expresso não é um grão diferente: ele é feito com os mesmos grãos que o café tradicional.
Porém, o que o difere em gosto e aroma é o método de prepará-lo: ele é feito através da passagem de água quente (não fervendo) sob alta pressão pelo grão moído.
Para isso, ele precisa ser feito em máquinas específicas que aumentam a pressão dessa passagem para até dez atmosferas ou bars.
Esse processo leva a uma bebida, cafe’ expresso, de mais qualidade e sabor acentuado, pois o grão moído é aproveitado em toda sua essência e o líquido fica com muito mais consistência do que o café coado.
A Frase Celebre de um dos Maiores Entendedores de Café Expresso !
Francesco Illy, fundador da Illycaffè, em 1933, empresa hoje em dia dirigida pela terceira geração da família, afimava que o verdadeiro café expresso italiano deve ter um creme grosso e tigrado, um corpo poderoso, uma doçura forte e uma pitada de amargor.
Seus aromas, quando cheiram, devem ser poderosos e envolventes, para terminar com um intenso perfume retronasal que deve acariciar nossos sentidos por duas horas.
Os 5 Sentidos do Cafe’ Expresso
- VISÃO : Um café espresso perfeito é reconhecido de imediato. Mas atenção, nesse caso a visao pode ser o sentido mais enganoso: um bom café pode não ser bom… um café menos bonito pode dar um prazer maior na hora da degustaçao. A visão transmite 85% da informação que vem de nossos sentidos para o cérebro e, portanto, deve ser excluída durante a degustação.
- OLFATO : Se possível, cheiramos nosso café expresso com os olhos fechados e por alguns segundos: dessa forma, impedimos que nosso sentido mais poderoso, a visão, sobreponha suas informações sobre aqueles que percebemos pelo nariz. O olfato é um sentido muito lento (1% da informação que vem de nossos sentidos) então, vamos dar a ele o tempo para nos dizer o que sente. Lembre-se de que nosso olfato pode distinguir até 20 mil perfumes diferentes mas é extremamente lento.
- PALADAR : Sabemos que o paladar é composto por doce, azedo, amargo, salgado e umami. Também o paladar é extremamente lento, menos de 1% das informações chegam ao nosso cérebro, por esse motivo vamos dar a ele o tempo necessario. Saber isso nos ajuda na degustação
O Tato e o Retrogosto outros 2 Sentidos do Cafe’ Expresso
- TATO : Como nao tem gosto ninguém pensa no tato, mas as sensações de quanto seja encorpado ou quanto seja leve são puramente táteis. Quando um café expresso é muito encorpado e cremoso, estamos na frente de uma soma de características táteis e uma forte presença de gordura adicionada ao umami. Mas a informação da gordura não está necessariamente correlacionada a uma forte presença de gordura. o café é quase desprovido de calorias. mas mesmo com sua pouca calorias o líquido,com suas moléculas de gordura, e’ capaz de alcançar nossos sensores.
- RETROGOSTO : É a soma de todas as percepções que permanecem na cavidade oral após a degustação. Um café expresso sem açúcar fará com que a amargura desapareça após cerca de um minuto: em seu lugar há uma forte percepção da doçura que dura cerca de vinte minutos. Depois, que o sabor desaparece junto com as percepções táteis, o aroma permanece fortemente presente- chamado “retronasal” – que percebemos ao expirar com o nariz. Esse aroma, que começa imediatamente após a degustação, pode durar mais de duas horas e meia.
Concluindo: Degustar um cafe expresso pode-se comparar a uma agradável sensação de perfume: é como uma aromaterapia inconsciente que acaricia nosso cérebro. Talvez seja por isso que pesquisas científicas tenham mostrado que o café “melhora o humor”.
Agora leia o meu artigo sobre o Cappuccino : o ritual italiano para começar bem o dia!
Superdica! Você pretende viajar para Itália e degustar um cafe’ Expresso? Te aconselho de assistir a esse fantástico video, dos nossos amigos da Itálica, onde explica detalhadamente como fazer o pedido.
Te agradeço muito por ter me acompanhado ate’ o fim , se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos e deixe o seu comentário.
Ótimo artigo, além de informativo nós faz pensar como é difícil encontrar um bom espresso no Rio de Janeiro, difícil e caro.
Obrigado, verdade, dificil mesmo, no Rio de Janeiro, encontrar um lugar para degustar um bom Espresso como na italia.
Bellissimo, complimenti all’ideatore di questo panorama di gusti, sapori e consuetudini italiane
Grazie mille, contento che sia piaciuto questo post,continua a seguire italiatua