A máfia italiana é uma organização criminosa com fortes raízes na Itália inteira.
Famosa por seus atos de violência, extorsão e corrupção, bem como por sua influência em vários setores da economia italiana.
Com sua estrutura hierárquica, cada membro da máfia italiana cumpre uma função específica dentro da própria organização.
Mas o que a máfia Itália faz exatamente?
A extorsão de dinheiro de comerciantes, empresários e outras pessoas é uma das atividades criminais primaria para todas as máfias italianas.
O tráfico de drogas, por ser um negócio altamente lucrativo que gera bilhões de dólares anualmente, é atualmente a atividade principal da máfia italiana.
Mas todo esse imenso volume de dinheiro precisa parecer que foi obtido legalmente, permitindo que os mafiosos possam usá-lo sem chamar a atenção das autoridades.
Eles usam várias formas de lavar o dinheiro como o uso de empresas fictícias, contas bancárias off-shore, compra de ativos como imóveis e veículos, e a conversão do dinheiro em moeda estrangeira.
As organizações mafiosas também usam negócios legítimos, como bares, restaurantes e lojas, como fachada para dissimular a origem de seus lucros.
Também contrabando, jogos de azar e prostituição, mesmo sendo atividades quase segundarias, são práticas utilizadas para arrecadar dinheiro para a organização.
A máfia italiana também tem uma forte presença na política e economia italiana.
Eles praticam corromper políticos e funcionários públicos, e de influenciar decisões governamentais em seu próprio benefício.
A máfia também é acusada de controlar grande parte da economia italiana, incluindo a construção, transporte, agricultura e turismo.
Se você já ouviu falar de camorra, cosa nostra, ‘ndrangheta ou sacra corona unita, é porque as máfias italianas têm nomes diferentes de acordo com as áreas geográficas de onde se originaram e desenvolveram, mas os critérios de afiliação e organização interna muito semelhantes.
Qual delas é a maior, a mais poderosa e mais perigosa?