O vulcão etna , que com suas erupções é capaz de destruir e criar, é temido e ao mesmo tempo amado pelos sicilianos tanto que ainda hoje contam muitas histórias lendárias sobre o gigante que, quando acorda, continua disparando fogo lava e cinzas.
Entre as várias, tem uma muito popular, que conta como nasceu este mítico vulcão.
Vamos lá:
A lenda conta que um belo dia o gigante Encélado decidiu subir até o céu, onde ficavam os deuses, para tomar o poder de Júpiter.
Júpiter era o deus romano do dia, do céu e do trovão e o rei dos deuses na mitologia romana, comumente identificado com o deus grego Zeus.
Encélado, monstruosa criatura violenta e cruel, , uma das máquinas de guerra construídas para destronar Júpiter, era extremamente temido pelos os outros gigantes.
Conhecido como aquele que rosna, emanava tanto medo que ninguém na terra pensava minimamente em desobedecer a suas ordens.
Assim, para derrubar Júpiter, mandou todos os outros gigantes buscar as montanhas mais altas da terra e colocá-las uma em cima da outra para poder chegar até o olimpo dos deuses.
Quando estavam quase alcançando o destino iniciou uma batalha sangrenta entre deuses e gigantes.
Júpiter, enfurecido por Encélado tê-lo desafiado, decidiu que ele mesmo iria acabar com a batalha e destruir uma vez por todas os gigantes.
Com sua poderosa mão lançou um raio que deixou o céu em chamas e com outro raio cegou os gigantes que caíram todos na terra.
Mas Júpiter ainda não estava satisfeito, cheio de raiva lançou um último raio dessa vez contra as montanhas que Encélado tinha feito colocar uma em cima da outra para chegar até o olimpo.
O raio destruiu as montanhas que na queda sepultaram todos os gigantes.
Os destroços do monte Etna caíram todos em cima do Encélado que ainda em vida, mas gravemente ferido, não conseguia se livrar das imponentes rochas que o enterraram.
Quando Encélado perdeu completamente as forças, percebeu que nunca mais iria sair debaixo do Etna.
Ficou desesperado e da sua enorme boca começou a lançar chamas e brasas que saíram do topo da montanha.
Em questão de segundos a lava ardente começou a descer pelas encostas da montanha destruindo e queimando tudo que encontrava no seu caminho.
Quando ficou sem mais folego Encélado se acalmou.
A lenda conta que o gigante, castigado por Júpiter a ficar vivo mas preso para sempre debaixo do Etna, ainda não se acalmou completamente e por isso que, de tanto em tanto, sua fúria continua explodindo.
Agora se você quer conhecer todos os vulcões da Itália te aconselho de ler um outro artigo bem mais detalhado (Clica Aqui para Ler)
Mas me diga, gostou da lenda do Vulcao Etna?
Manda um recadinho no facebook e me conta o que achou assim vou te contar outras lendas também muito interessantes tá.
Calma aí, outra coisa:
Você sabia que escrevi um livro digital com várias lendas italianas cheias de mistérios inexplicáveis?
Mas infelizmente no momento o Ebook não está à venda!
Mas porque?
É um dos meus 4 presentes exclusivos destinados apenas para quem adquirir o Ebook “As Melhores Receitas de Macarrao Italiano”.
Agora, se Você quer saber do que se trata (sem compromisso tá!) e descobrir também todos os presentes que vai receber é só dar uma olhada aqui abaixo