O amor dos italianos pelo pão é algo que encanta qualquer pessoa que vai viajar para Itália.
É incrível como esse alimento tão simples pode ser tão importante na cultura italiana.
Se você for visitar a Itália ficará maravilhado com a variedade de pães que podem ser encontrados em cada padaria ou mercado.
Desde o clássico pão italiano, com sua casca crocante e miolo macio, até o famoso pão de focaccia, com seus deliciosos temperos de alecrim e sal grosso.
Mas o que mais pode impressionar é a forma como os italianos valorizam o pão em sua alimentação.
É comum ver pessoas comprando pão fresco todas as manhãs, logo cedo, nas padarias locais que valorizam a qualidade dos ingredientes e a técnica da fabricação e isso torna este alimento ainda mais saboroso e nutritivo.
O pão é um elemento fundamental na culinária italiana, também é utilizado em muitos pratos típicos como acompanhamento, tipo a bruschetta, servido para absorver os molhos e temperos das refeições.
Mesmo sendo um alimento simples, mas que é valorizado e apreciado de forma única pelos italianos, é uma verdadeira explosão de sabores em cada mordida
Afinal, quem vai resistir a um pão quentinho, cheiroso e crocante e recém-saído do forno?
Sabia que existem cerca de 300 variedades de pão Italiano?
Sim, isso mesmo
Pode parecer até incrível, mas na Itália existem trezentos tipos de pães diferentes.
Cada região da Itália, ou até cada cidade, tem sua receita típica.
A União Europeia premiou com prestigiosos reconhecimentos oito tipos diferentes de pão Italiano.
Quer saber mais sobre essas 8 maravilhas da gastronomia italiana?
Então fica aqui comigo, nesse artigo vai conhece-los todos.
Mas antes disso tem uma grande pergunta:
é verdade que os Italianos pararam de comer pão?
Os Italianos, e com razão, sempre foram vistos como grandes comilões de pão, tanto que, na mesa de uma família italiana nunca falta a clássica cesta cheia de fatias desse alimento. Bom, atualmente, esse hábito alimentar está mudando.
Não vai acreditar!!
Nos últimos dez anos o consumo de pão italiano caiu pela metade.
Os dados foram levantados pela Coldiretti (Confederação Nacional dos Cultivadores Diretos) que, apos um estudo, afirma que cada italiano consome diariamente cerca de 85 gramas de pão.
Números irrisórios se comparado à quantidade de pão que os italianos consumiam até o 1861, ano de unificação do país, que era cerca de 1,1 kg por pessoa, ao dia. Isso mesmo, muita coisa né!
Claro que durante o período de guerra, o pão era um alimento precioso e muitas vezes, um pedaço, era a refeição diária de uma família inteira.
Durante às duas grandes guerras mundiais, quem vivia no campo e possuía um forno a lenha era considerado um privilegiado tendo maiores possibilidades de não sofrer a fome.
Provavelmente por esse motivo, na Itália, o pão é tão amado, respeitado e reaproveitado sempre que possível, e se for mesmo necessário jogá-lo fora, muitos italianos, como da antiga tradição, costumam beijá-lo antes de depositá-lo no lixo.
Que louco né, mas eu também, quando era criança, fazia isso.
Independentemente dos números e das estatísticas, o pão é um alimento que nunca falta nas casas dos italianos e não há restaurante que não o inclua entre os itens considerados indispensáveis.