Santo Antônio de Pádua e a Cidade Amada

Pádua cidade de Santo Antônio

Pádua, famosa por ter sido a cidade onde Santo Antônio passou os últimos anos de sua vida e também por ter uma das universidades mais antigas e renomadas do mundo, fundada em 1222 e teve como professores de física Galileu Galilei e Copérnico.

Fundada há mais de 3 mil anos, Pádua é uma das cidades mais antigas da Itália. Localizada a cerca de 40 km de Veneza entre o rio Brenta e  Bacchiglione, no coração do rico sistema fluvial que tornavam navegável grande parte da área do Veneto.

Com seus 12 quilômetros de arcadas, espalhas no seu centro histórico, detêm a medalha de bronze depois de Bolonha e Turim, e permitem passear pelas ruas mais frequentadas mesmo em dias de chuva o do sol.

Pádua também é uma cidade de pontes, mais de 70, alguns impressionantes
como o Ponte Molino com a sua poderosa torre, construído na época do antigo império romano, dizem que daqui Galileu viu os quatro satélites de Júpiter, Ponte San Leonardo, construído no final do século XV, Ponte S. Benedetto, Ponte dei Tadi, e Ponte S. Giovanni.

Praça Prato della Valle

prato della valle, Santo Antônio de Pádua

Uma das mais sugestivas praças da Europa,
Prato della Valle é um dos símbolos de Pádua, é uma das mais maiores praças da Europa (88620 m²), perdendo apenas para a Praça Vermelha de Moscou.

Caracterizada por uma ilha central, chamada Isola Memmia, cercada por um canal adornado com 78 estátuas.

Santo Antônio de Pádua, praça prato della valle

As 78 estátuas homenageiam celebridades que nasceram ou viveram em Pádua, muitas das quais ainda são populares hoje em dia, como o mítico fundador da cidade, Antenor, o poeta Torquato Tasso, ou o cientista Galileu Galilei.

Basílica de Santo Antônio de Pádua

Basílica de Santo Antônio de Pádua

Mesmo com tantos pontos turísticos a atração principal de Pádua é a famosa Basílica de Santo Antônio. Administrada pelos Frades Franciscanos Conventuais e é visitada por milhares de devotos do mundo inteiro para viver um momento de espiritualidade oração e reflexão, especialmente em 13 de junho, dia da festa do Santo.

A construção da basílica começou em 1232 para proteger o túmulo do frade franciscano Antônio, que morreu em Pádua em 1231 e foi concluída em 1310. O santo, por sua decisão, foi enterrado na pequena igreja de Santa Maria Mater Domini que foi sucessivamente incorporada à atual basílica com o nome de Cappella della Madonna Mora.

A basílica de Santo Antônio de Pádua é um edifício gigantesco sem um estilo arquitetônico bem definido, mas os traços românicos e góticos são predominantes. Suas cúpulas revelam a influência bizantina. No interior, o estilo, com numerosos monumentos e altares renascentistas e barrocos, decorados com esculturas e pinturas se torna ainda mais complexo

basílica de Santo Antônio de Pádua

O corpo do santo, que estava originariamente na capela Madonna Mora, recebeu no Renascimento um lugar especial, a Capela das Relíquias criada por um grupo de importantes artistas da época e que se encontra no final da Basílica.

Em uma pequena sala, pode-se admirar o Relicário, emoldurado em ouro, contendo a língua de Santo Antônio, que, incrivelmente, não está em estado de decomposição, sua mandíbula com 5 dentes, outros restos mortais, o caixão e uma das suas vestes.

Capela das Relíquias, basílica de Santo Antônio de Pádua
Foto Zorzo Mirco –Licence

Toda a Basílica é uma incrível concentração de obras-primas, como a Capela das Relíquias e Capela das Bênçãos, a Capela do Santíssimo Sacramento, as pinturas de Giotto na Cappella degli Scrovegni, os túmulos de médicos, guerreiros, sacerdotes e escritores.

Na basílica há também diversas imagens notáveis da Madonna e outras grandes obras como o magnífico candelabro de Páscoa, de 1515, por Andrea Briosco; as seis estátuas de santos no altar de Donatello; a Crucificação, de Altichiero da Zevio, uma das mais importantes do final do século XIV.

Anexos à basílica estão os claustros e o Oratório de São Jorge, com um grande ciclo de afrescos do pintor Altichiero.

O Santo Antônio

Estatua Santo Antônio

Nascido em Lisboa em 1195, filho de uma família rica ligada à nobreza, seu nome de batismo era Fernando Martim de Bulhom. 

Logo cedo sentiu a vocação para a vida religiosa, ingressando na Ordem dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho em Coimbra, onde fez seus estudos filosóficos e teológicos, e lá foi ordenado sacerdote.

Naquela época, São Francisco de Assis ainda era vivo e chegavam os primeiros frades dirigidos por ele a Portugal.
Santo Antônio, empolgado com o estilo de vida e o trabalho da Ordem dos Franciscanos, decidiu entrar na Ordem e mudou seu nome para Antônio após vestir o hábito.

Antes de começar uma peregrinação para Marrocos ficou doente e teve que voltar para Portugal mas, durante a viagem, uma tempestade obrigou o navio a parar na Sicília, Itália, e, sucessivamente, se mudou para o norte na região da romagna.

Ao longo da sua vida viajou por toda a Itália e França a pedido do governo e da igreja, conseguindo fazer com que inúmeras pessoas que haviam se desligado da religião encontrassem novamente sua fé por isso era chamado “O Martelo os Hereges”, mas ele era também conhecido como “Santo Casamenteiro” e, ainda hoje, muitos fiéis católicos recorrem a sua intercessão para encontrar um amor, seja através de promessas ou de orações.

Santo Antônio de Pádua era muito respeitado por sua grande inteligência, tanto que varias vezes foi enviado para tratar diretamente com o Papa Gregório IX assuntos da ordem, inclusive o pontífice, admirado por ele, o chamaria de Arca do Testamento.

Em 1936 foi declarado o Padroeiro de Portugal, e em 1946 o Papa Pio XII o nomeou Doutor da Igreja. 
Pregava contra as formas de corrupção, derivadas do luxo, e da avareza dos ricos poderosos das cidades, onde se disseminaram filosofias heréticas.

relogio basílica de Santo Antônio de Pádua
Relogio basílica de Santo Antônio de Pádua Foto Zorzo Mirco-License

Santo Antônio morou em Pádua, amava essa cidade e o povo o adorava.
A sua maior vontade era de morrer ali mas, em 1232 com apenas 36 anos, veio a falecer em uma cidade vizinha.

Após a Quaresma de 1231, sentiu-se cansado e esgotado. Precisava de repouso. Resolveram levá-lo para Pádua, mas Antônio faleceu durante a viagem.

Pádua agradecida por tudo que havia recebido dele construiu uma Basílica. Em 1232 foi canonizado, e 4 anos depois, durante o traslado do seu corpo até Pádua, foi encontrada sua língua ainda rosada.

Frases e  Pensamentos de Santo Antônio de Pádua

Santo Antônio foi um grande exemplo de como viver a fé corretamente, muitos de seus pensamentos se propagam até hoje. Aqui abaixo alguns dos seus pensamentos para todos nos para refletir.

  • “A fé se compara ao peixe. Assim como o peixe é batido pelas frequentes ondas do mar, sem que morra com isso, também a fé não se quebra com as adversidades.”
  • “A paciência é melhor maneira de vencer.”
  • “A mentira reside na língua, o roubo na mão, as extorsões no coração.”
  • “O insensato, como um asno, ouve somente o som da palavra divina, mas o sábio percebe-lhe a força e leva-a ao coração.”
  • “Usa mais vezes os ouvidos do que a língua.”
  • “Quando te sorriem prosperidade mundana e prazeres, não te deixes encantar; não te apegues a eles; brandamente entram em nós, mas quando os temos dentro de nós, nos mordem como serpentes.”
  • “A paciência é o baluarte da alma, ela a fortifica e defende de toda perturbação.”
  • “Neste lugar tenebroso, os santos brilham como as estrelas do firmamento. E como os calçados nos defendem os pés, assim os exemplos dos santos defendem as nossas almas tornando-nos capazes de esmagar as sugestões do demônio e as seduções do mundo.”
  • “Quem não pode fazer grandes coisas, faça ao menos o que estiver na medida de suas forças; certamente não ficará sem recompensa”.

Espero tenham gostado desse artigo, queridos amigos agora italiatua possui também um canal exclusivo no telegram com notícias, musicas culinária e curiosidades italianas, para entrar só clicar AQUI.




Compartilhe

Leave a Comment