Castelos na Itália, conheça alguns entre os mais lindos

Italia Um pais onde e’ possivel visitar maravilhosos castelos medioevais , lugares suspensos entre história e magia

3177 castelos, no topo de montanhas majestosas ou imersos em cenários naturais que nos deixam sem fôlego, essas fortalezas, tão diferentes entre eles e tão bonitas contam lendas e fatos veridicos.

Selecionei para você  10 castelos entre os mais bonitos da Itália.

Castelo de Rocca Calascio

castelos na italia, rocca calascio
Castelo de Rocca Calascio – Italia

Dentro do Parque Nacional Gran Sasso, no Abruzzo, província de L’Aquila, a 1460 m, encontramos o Castelo de Rocca Calascio. A imponente estrutura medieval, toda construída em pedra branca, é uma das mais altas da Itália.

Este lugar transmite uma sensação de vida na idade das trevas com o castelo, a igreja e a pitoresca aldeia abaixo agora desabitada. Seu charme indiscutível tornou o cenário perfeito para vários filmes, incluindo o inesquecível “Lady Hawke” e “O nome da rosa”, mas também o mais recente “O Americano”, com George Clooney.

A revista National Gegraphic incluiu Rocca Calascio entre os 15 castelos mais lindos do mundo. Parece que o castelo tenha sido construído a partir do ano 1000, mas o primeiro documento que cita o monumento é de 1380.

Castelo de Marostica, dois castelos em um

Castelo de Marostica Italia
Castelo de Marostica – Italia

O Castelo de Marostica e’ dividido em parte Superior e Inferior que são unidas por uma impressionante muralha medieval com cerca de 1800 metros de comprimento que suscita a incrível sensação de voltar no tempo.

No meio dos dois castelos tem uma famosa Praça, em italiano “Piazza degli Scacchi” com um enorme tabuleiro de xadrez rosa e branco, embutido no chão, onde a cada dois anos acontece uma das encenações históricas mais famosas da Itália, conhecido no mundo todo: O jogo de xadrez humano.

Castelo Aragonês

Castelo Aragonês Ischia -Italia
Castelo Aragonês Ischia -Italia

O castelo aragonês é localizado em uma pequena ilha de rocha traquítica no lado leste de Ischia, conectada por uma ponte de alvenaria de 220 m de comprimento para a antiga vila de Celsa, conhecida como Ischia Ponte.

Com seus 113 metros acima do nível do mar, o castelo pode ser acessado através de um túnel escavado na rocha. Antes disso, o acesso só era possível por mar através de uma escada no lado norte da ilha.

 
O túnel é de 400 metros de comprimento e a rota é iluminada por claraboias altas que também serviram para se defender dos inimigos deixando cair encima deles óleos quentes, pedras e outros materiais. Em 1952, algumas cenas do filme “O Corsário da Ilha Verde” com Burt Lancaster foram filmadas nesse lindo castelo.

Castelo do Ovo

Castelo do Ovo- Napoli - Italia
Castelo do Ovo- Napoli – Italia

Construído em 1128 é um imponente forte que ao longo da sua história atuou como elemento defensivo, prisão e residência real.

É o castelo mais antigo da cidade de Nápoles e, sem dúvida, é um dos elementos de destaque no famoso panorama de seu golfo. Não tem mais sua aparência original devido a várias reconstruções ao longo dos séculos e atualmente é utilizado para eventos e exposições.

O seu nome provém de uma lenda: supostamente o poeta Virgílio, também considerado um mágico na Idade Média, escondeu um ovo, com a capacidade de manter toda a fortaleza em pé, nas fundações do castelo e caso fosse quebrado faria desmoronar a construção e traria também uma série de eventos catastróficos na cidade de Nápoles.

Para evitar que o pânico se alastrasse entre as pessoas, a rainha tinha que jurar que havia substituído o ovo.

Castelo Scaligero

Castelos Scaligero, Sirmione-Italia
Castelo Scaligero, Sirmione-Italia

O Castello Scaligero, situado na cidade de Sirmione, Construído entre os séculos XIII e XIV pela família Della Scala é um dos castelos mais completos e melhor preservados da Itália.

É um exemplo raro de porto fortificado, com ponte levadiça, fosso e uma incrível vista para o Lago di Garda.

Pela sua posição estratégica, foi destinado militarmente na defesa dos domínios dos Scaligeros, que naquela época dominavam a região. O castelo era, de fato, um imponente sistema de defesa da cidade e do porto e foi objeto de numerosas obras de renovação que não alteraram o seu aspecto medieval.

A Lenda do Castelo Scaligero de Sirmione

Há muito tempo viviam no Castello o jovem Ebengardo e sua amada Arice. Durante uma noite de tempestade um cavaleiro pediu abrigo, e encantado por Arice invadiu seu quarto e a esfaqueou.

Ebengardo correu para o quarto e encontrou Arice sem vida. Depois de uma luta corporal ele consegue tirar a faca das mãos do assassino e o matou. Pela tristeza da perda de Arice, Ebengardo, sem paz, se isolou no castelo ate’ morrer. A lenda conta que, ainda hoje, em noites de tempestade, você pode ver e ouvir Ebengardo chorando ao redor do Castello, em busca de Arice.

Castel del Monte

Castel del Monte- Andria- Italia
Castel del Monte- Andria- Italia

Castel del Monte é um castelo único e misterioso. Foi construído, no século XIII, pelo imperador Frederico II, no atual município de Andria, em uma colina a 540 metros de altura.

A grande diferença com outros castelos é que não há nenhuma ponte de tração ou um fosso, o que sugere que o castelo não poderia ter fins militares ao contrário da maioria deles.

É um exemplo perfeito da arquitetura medieval, mas também contém vários elementos de diferentes culturas, razão pela qual foi incluído, em 1996, na lista dos Patrimônios Mundiais da Humanidade da UNESCO e também é retratado na moeda de 1 centavo de Euro.

O castelo tem algumas características muito exclusivas, sua forma é bastante incomum. Dezesseis dos seus quartos são em forma de trapézios. Seus andares são ligados por escadarias, localizadas dentro das suas torres.

O centro do castelo tem um belo pátio com oito lados. Estudiosos acreditam que o octágono é um símbolo que representa a união da terra e do céu. Muitos estudiosos acreditam que Frederico pode ter se inspirado na Cúpula da Rocha em Jerusalém, ou na Capela Palatina da Catedral de Aachen, para onde ele tinha viajado antes de o castelo ser construído.

Certamente foi construído de acordo com geometrias matemático-astronômicas precisas, e de acordo com uma hipótese recente, poderia ter sido um local mistico ou dedicado aos cuidados do corpo.

Castelo de Fénis

Castelos de Fénis- Vale de Aosta- italia
Castelo de Fénis- Vale de Aosta- italia

É um dos castelos mais famosos do Vale de Aosta e, por sua arquitetura e suas muitas torres e muralhas, tornou-se uma das principais atrações turísticas da região.

O castelo está localizado na cidade de Fénis, distante 13 km de Aosta . A torre tem um layout pentagonal, com torres nos cantos, cercado por um muro duplo com ameias e por uma série de torres de vigia ligadas por uma passarela.

Apesar de sua impressionante estrutura defensiva, o castelo está situado no topo de uma pequena colina e não em um lugar inacessível e facilmente defensável, por esse motivo se deduz que ele não foi construído para fins militares, mas para servir como uma residência de prestígio para a família Challant até o ano 1716 quando, por causa de dívidas, foi vendido ao conde Baldassarre Castellar de Saluzzo Paesana. 

É um dos castelos medievais mais bem preservados da Itália, várias cenas de filmes foram filmadas aqui e, hoje, pertence à região autônoma do Vale de Aosta, que o transformou em um museu.

Castel Sant’Angelo, o mais famoso dos castelos

Castel Sant'Angelo- Roma- Italia 

Castel Sant’Angelo- Roma- Italia- (http://instagram.com/pixael)

O impressionante Castel Sant’Angelo, também conhecido no mundo como Mausoléu de Adriano, é o único edifício que acompanhou o desenvolvimento de Roma por quase dois mil anos, ao contrário de outros monumentos que sofreram um destino mais desastroso.

Localizado na margem direita do Tevere, a uma curta distância do Vaticano ao qual está conectado graças a um corredor fortificado.

Ao longo dos séculos, Castel Sant’Angelo sofreu várias transformações, tanto arquitetônicas como estruturalmente e para fins de uso. 

O nome do castelo deriva da visão do Papa Gregório Magno que afirmou ter visto o anjo o Arcanjo Miguel embainhando sua espada no topo da construção, em 590, quando Roma sofria uma forte epidemia (Praga de Justiniano) que matou centenas de pessoas.

Depois da afirmação do Papa, que dizia que o anjo apareceria para cessar a epidemia, foi construída uma enorme estátua em homenagem ao arcanjo no topo do edifício.

Castelo Sforzesco

Castelos Sforzesco-Milano-Italia
Castelo Sforzesco-Milano-Italia

É um dos principais símbolos de Milão e da sua história.

Foi construído no século XV por Francesco Sforza, sobre os restos de uma fortificação anterior e ao longo dos séculos, passou por transformações significativas, durante a Segunda Guerra Mundial, o castelo foi gravemente danificado.

Na década de 1990 foi construída, na praça do castelo, uma grande fonte inspirada numa anteriormente instalada naquele lugar. Em 2005 ficou concluído o último restauro dos pátios e salas.

É um dos maiores castelos da Europa e atualmente abriga alguns dos melhores museus da cidade: o Museu de Arte Antiga, Pinacoteca, Museu Egípcio, Museu da Pré-história e Proto-história, Museu de Artes Decorativas, Museu de Instrumentos Musicais e também há vários outros espaços expositivos.

Castelo de Miramare, o mais lindo dos castelos

Castelo de Miramare- Tieste- Italia
Castelo de Miramare- Tieste- Italia

O Castelo italiano por excelência, localizado em uma posição encantadora, em um promontório rochoso de frente para o mar observando majestosamente o Golfo de Trieste.

Um edifício de prestígio com uma vista encantadora é um exemplo de uma residência principesca do século XIX

Construído entre 1856 e 1860 a pedido do Arciduca Maximiliano da Áustria, então imperador do México para compartilhá-lo com sua esposa Carlotta, da Bélgica gesto de um verdadeiro cavalheiro do passado! A luxuosa residência nobre preservou seu precioso mobiliário original.

No parque, há também o Castelletto: um prédio menor que serviu de residência temporária para os dois cônjuges durante a construção do castelo.

Infelizmente a história de amor do casal de contos de fadas acabou em tragédia, o Arciduca Maximiliano da Áustria morreu no México e Carlotta perdeu a cabeça. Em seguida, foi residência do duque Amadeu de Saboia-Aosta e atualmente o castelo abriga um museu.

Espero tenha gostado dessa pequena viajem na Italia, deixa o teu comentário, compartilhe com teus amigos e curta a minha fan page: fb.me/italiatua.com.br


Compartilhe

Leave a Comment