O cão Corso, descendente dos cães gladiadores, também é uma das raças de cachorro italiano bem antiga.
Atualmente, depois ter corrido risco de extinção, é encontrado apenas em algumas regiões do sul da Itália onde é conhecido como Dogo di Puglia, que significa “Cão da Apúlia”
O Cão Corso faz parte da família Mastiff, seu nome deriva do latim “cohors”, que significa “protetor, guardião das fazendas”
Sua estrutura é forte e vigorosa, mantendo-se elegante, ágil e resistente.
É um pouco mais longo que alto. Considerado um magnífico guardião seu trabalho principal era proteger propriedades, animais e seus familiares.
Dócil, carinhoso, inteligente e fácil de treinar, é um exemplo de lealdade e proteção incondicional, mas como esse cão foi criado para a guarda, ele pode ser naturalmente possessivo, territorial, dominante e cautelosos com estranhos.
Pelo porte podem até inspirar medo, mas na verdade eles se tornam verdadeiros amigos de seus donos e assim permanecem por toda a vida.
Precisa sempre de algo para fazer e poder gastar energia, caso contrário, se viver no tedio, com certeza vai se tornar inquieto e muito provavelmente destrutivo.
Muito importante é treina-lo, quando filhote, com a socialização para se acostumar cedo com pessoas, outros animais e lugares diferentes.
Sem um treinamento adequado por ser perigosamente agressivo com outros cães e animais.
Raça caracterizada pela gentileza e atenção, afetuosos com seu tutor e família, o cão Corso não é agressivo por natureza, mas se aparecer alguém indesejado, certamente verá toda a “garra do italiano”.
Características do Cão Corso:
- Função: cão de guarda, cão de defesa, cão policial
- Expectativa de Vida: 10 anos
- Maturidade Sexual: 12 – 18 meses
- Altura Macho: 64 cm — 68 cm
- Altura Fêmea: 58 cm — 66 cm
- Peso Macho: 45 kg — 50 kg.
- Peso Fêmea: 40 kg — 45 kg.