Pronto para dar uma voltinha na Itália comigo?
Hoje vou te levar num passeio inesquecível, vamos visitar 5 aldeias na Itália, na região do Piemonte.
Terra das famosas trufas brancas e famosos vinhos, o Piemonte é uma região um pouco maior que o Rio Grande do Sul, localizada na fronteira com a França e Suíça, entre os Alpes e a Ligúria.
Caso não saiba, a trufa é um tipo de cogumelo, com aroma e sabor único, que cresce embaixo da terra, perto das raízes de algumas árvores em países como Itália, França e Espanha.
Muito difícil de cultivar e de encontrar, por isso, tem um preço que pode chegar a alguns milhares de reais por quilo.
O Piemonte é o lugar ideal para quem gosta de comer e beber bem, perfeito para se deliciar com uma culinária de alto nível, que, mesmo influenciada pela francesa, sempre manteve a sua originalidade.
A região é o reduto do slow food, o movimento cuja proposta é experimentar produtos locais, artesanais e de alta qualidade degustando-os sem pressa, sem hora pra terminar.
Aqui o que não falta é bons restaurantes e quase todos oferecem um menu degustação, com no mínimo 3 pratos, antepasto, prato principal e sobremesa.
Já que no Piemonte a variedade dos pratos típicos é muito grande, vou deixar aqui 3 sugestões para você anotar e experimentar quando visitar essa região.
1)Brasato al Barolo.
Um dos pratos piemonteses por excelência, onde a rainha das carnes encontra o rei dos vinhos, é um guisado feito com carne de vitela, obrigatoriamente dessa região, deixada cozinhar por bastante tempo no vinho Barolo.
Uma combinação perfeita.
2) a Panissa.
Um tipo de risoto bem comum nas províncias de Novara e Vercelli.
O prato é preparado com arroz Arborio (Baldo ou Maratelli) cozinhado com feijão de Saluggia ou Villata, vinho tinto Barbera, cebola, banha, salam d’la duja, sal e pimenta do reino.
Como a maioria dos pratos piemonteses, a Panissa, é um prato com um sabor único que vale a pena provar.
3) esse é o prato que te aconselho absolutamente de experimentar é o lendário Tajarin (Tagliolini), com trufas brancas d’Alba.
Essa massa, feita com ovos, temperada na manteiga, é servida com uma generosa polvilhada de trufa branca considerada um dos ingredientes mais preciosos da cozinha piemontesa.